"Mamãe onde você esteve? Tive muitas saudades. Você sentiu a minha falta”?
Esses questionamentos “partiram” de Na-yeon, menina de seis anos que morreu em 2016 vitimada por leucemia.
Muito emocionada, Jang – a mãe – corre em direção à criança que estava escondida. Diz que sentiu saudades, e tenta “acariciar” seus cabelos.
Tal reencontro inusitado só foi possível por meio de realidade virtual, ou seja, em um mundo paralelo de ficção, que funciona com a ajuda de capacete e luvas hápticas. As reações de Jang e de seu marido, que estava na plateia chorando, foram transmitidas em programa produzido pela Munhwa Broadcasting Corporation (MBC), Coreia do Sul.
As imagens são de cortar o coração, e se tornaram um retumbante sucesso: o vídeo de nove minutos foi visualizado mais de 13 milhões de vezes em uma semana no Youtube. Teve boa acolhida de parte do público que elogiou, em redes sociais. Segundo seus criadores, a ideia é transformar tal tecnologia em ferramenta “para manter nossos entes queridos na memória”.
Dor do luto e audiência
Porém há quem veja na iniciativa problemas sérios de natureza Bioética. Como o colunista Park Sang-hyun, que afirmou que esta tira partido da dor do luto.
Para ele é compreensível que a mãe, aflita, queira ver sua filha morta. “O problema está no canal, que se aproveitou de uma mulher vulnerável para melhorar seu índice de audiência”. E completa: “Me pergunto que tipo de psiquiatra teria aprovado isso, se tivesse assistido à mãe antes da gravação”.
A própria Jang, porém, afirma que participar da experiência não a prejudicou. “Embora tenha sido muito rápido, fiquei muito feliz neste momento”, declarou em seu blog.
Fonte: site Uol
21-10-2022
A Notificação Compulsória é obrigatória para médicos e outros profissionais de saúde ou responsáveis por serviços públicos e privados de saúde e deve ser feita preenchendo a Ficha ….
21-10-2022
A Morte materna é definida como a morte de uma mulher durante a gestação, parto ou puerpério até 42 dias, independentemente da duração ou da localização da gravidez.
21-10-2022
O Ministério da Saúde implantou, desde 1976, um modelo único de Declaração de Óbito (DO);
14-02-2020
American Medical Association destaca dez problemas no campo a serem discutidos com futuros médicos
06-02-2020
Ao deparar com vazio legal, Suíça decide que a permissão deve abranger também pessoas com restrição de liberdade
24-01-2020
Equipe da Universidade de Yale, nos EUA, pesquisa como se sentem pessoas contidas no leito
24-01-2020
Ainda é improvável que infecção por coronavírus se espalhe pelo Brasil
22-01-2020
Equipe da FAPESP identifica que a despigmentação capilar é acelerada perante condições estressantes intensas ou após um trauma
Esta página teve 474 acessos.