Os coronavírus correspondem a uma grande família viral, conhecida desde meados de 1960, causadora de infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Identificado em dezembro passado como 2019-nCoV na cidade de Wuhan, na China, o novo coronavírus, até o fechamento desta nota, registrava mais de 800 casos na China, com 26 mortes. Havia chegado a países como Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Vietnã.
Como esta nova forma do corolavirus é nova, ainda não se tem muitas informações sobre especificidades do agente.
Sabe-se, porém, que causa febre, tosse, falta de ar, e dificuldade respiratória. Em casos mais graves pode evoluir para pneumonia aguda grave e causar insuficiência renal.
“Não é emergência global”
Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não declarou o surto como “situação de emergência global”, por considerar que o número de casos notificados fora da China é pequeno, e o vírus, aparentemente, não está se espalhando dentro destes países.
No Brasil, até o momento não existe caso confirmado do 2019-nCoV e, segundo o governo federal e epidemiologistas ouvidos pela rede BBC News Brasil, mesmo que casos isolados apareçam é improvável que surja um surto, pois depende da movimentação de pessoas de Wuhan para o Brasil.
Deve-se levar em conta também que a grande epidemia de Saars, provocada por um agente semelhante, se concentrou apenas na China: houve apenas pequenos surtos em outros países, ao contrário do que autoridades de saúde pública de vários países previam.
Em tempo: pesquisas sobre transmissão do novo coronavírus estão em andamento, mas sabe-se que a disseminação acontece de pessoa para pessoa, ou seja, pelo contato com secreções infectadas como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro.
Fontes: BBC Brasil e site do Ministério da Saúde
21-10-2022
A Notificação Compulsória é obrigatória para médicos e outros profissionais de saúde ou responsáveis por serviços públicos e privados de saúde e deve ser feita preenchendo a Ficha ….
21-10-2022
A Morte materna é definida como a morte de uma mulher durante a gestação, parto ou puerpério até 42 dias, independentemente da duração ou da localização da gravidez.
21-10-2022
O Ministério da Saúde implantou, desde 1976, um modelo único de Declaração de Óbito (DO);
17-02-2020
Encontro entre filha morta e sua mãe causa debate na Coreia sobre exploração de vulnerável e voyeurismo
14-02-2020
American Medical Association destaca dez problemas no campo a serem discutidos com futuros médicos
06-02-2020
Ao deparar com vazio legal, Suíça decide que a permissão deve abranger também pessoas com restrição de liberdade
24-01-2020
Equipe da Universidade de Yale, nos EUA, pesquisa como se sentem pessoas contidas no leito
22-01-2020
Equipe da FAPESP identifica que a despigmentação capilar é acelerada perante condições estressantes intensas ou após um trauma
Esta página teve 3160 acessos.