09-03-2019

Para evitar câncer 

Três irmãos decidiram passar por cirurgia para retirada do estômago após descobrirem-se portadores de gene cancerígeno que causou tumor no estômago , e, como consequência, morte da mãe e irmã, Yasmin, aos 32 anos. 

Tahir Khan, de 44 anos, Sophia Ahmed, de 39, e Omar Khan, 27, de Walsall, Inglaterra, foram submetidos às cirurgias depois de baterias de exames no Hospital Addenbrooke, Universidade de Cambridge.

“A gente nem sequer pensava em testes genéticos naquela época, mas Sophia foi muito persistente e conversou com a Cancer Research UK para nos examinar”, disse Tahir. 

Minoria 
A decisão dos irmãos, no entanto, não deixa de ser polêmica e bastante restrita. 

De acordo com Georgina Hill, da organização Cancer Research UK, estima-se que apenas entre 3% a 10% dos casos de câncer estejam ligados a um gene defeituoso hereditário. Para ela, quem estiver preocupado com riscos de desenvolver câncer genético “deve conversar com seu médico, que pode encaminhar aqueles com forte histórico familiar a certos tipos de câncer a uma clínica de aconselhamento”.

Segundo o colega Marc Tischkowitz, especialista em genética médica, da Universidade de Cambridge, “é um tipo específico de câncer de estômago muito raro”. Explica tratar-se de um gene que os portadores podem carregar ao longo da vida toda, correndo o risco de desenvolver câncer a qualquer momento.

No caso dos três irmãos, cada qual em um momento, decidiu se submeter à cirurgia preventiva. Primeiro, Sophia, seguida por Tahir e Omar. A outra irmã deles, Tracy Ismail, 49 anos, também fez o exame, mas não carregava o gene, conforme identificou todo o processo de triagem e testes da família, que levou entre um e três anos. 

Apesar de livre do gene, a notícia não foi recebida com alegria por Tracy: ficou devastada. “Disseram meu resultado primeiro, então eu pensei que seriam todos iguais (...). Em determinado momento, nos informaram de que, se não tivéssemos feito o teste, eu seria a única dos irmãos que restaria”. 

Fonte: BBC Brasil 

Veja ainda
Estudo aponta excesso de solicitações e erros de interpretação em testes genéticos
É Melhor Saber?


Esta página teve 839 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h