09-10-2018

Menos habilidade para cuidar

Deu na rede de notícias CNN: estudo realizado na Universidade de Cambridge, Inglaterra, dá conta de que mães que dão à luz seus filhos com o uso de óvulos doados podem reagir “com menos sensibilidade” aos seus bebês e ter “uma menor confiança” em sua capacidade de cuidar deles. 

Os pesquisadores usaram como método entrevistas com 85 famílias que conceberam usando doação de óvulos e 65 outras, que gestaram por reprodução assistida, mas usando os óvulos da própria mãe. As do primeiro grupo demonstraram-se mais propensas a expressar falta de confiança em sua própria capacidade parental. 

A equipe ainda observou mães brincando com seus filhos como normalmente fariam, encontrando “diferenças sutis, mas significativas” na maneira como as do primeiro grupo interagiram, em comparação ao segundo. 

Sinais 
Também foram notadas diferenças como rapidez com que as mães liam sinais dados pelos bebês, como tédio e demais respostas emocionais. 

Entre as hipóteses levantadas pelos pesquisadores está a de que as diferenças podem estar associadas à idade avançada das mães que usam óvulos doados. 

Porém, “a coesão geral e a força das relações entre mãe e bebê não foram testadas”, enfatiza o estudo. 

Ou seja, em nenhum momento as mães que usaram doadores eram menos capazes que as demais. “Não há base para dizer muito sobre o bem-estar infantil”, confirmou à CNN Ellie Lee, diretora do Centro de Estudos da Cultura Parental da Universidade de Kent – que não esteve envolvida no levantamento. 

Fonte: CNN 
 


Esta página teve 808 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h