22-08-2017

Enxaqueca e mastigação

Os dados foram publicados na revista científica Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics: pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, conseguiram identificar a forma com que a enxaqueca está vinculada às dores nos músculos da mastigação.

Conforme a autora Lidiane Florêncio, “nosso estudo mostrou que um paciente que apresente migrânea crônica – aquela que ocorre em 15 ou mais dias por mês – tem o triplo de chances de relatar sintomas mais severos de Disfunção Temporomandibular (DTM), se comparado a pacientes com migrânea episódica”. Ela e seu grupo descreveram, enfim, que quanto mais frequente for a enxaqueca, mais severos serão os sintomas de DTM, como dificuldade de mastigação e tensão na articulação temporomandibular.

O trabalho
Participaram do estudo 84 mulheres na faixa dos 30 anos. Vinte e uma apresentavam migrânea crônica, 32 migrânea episódica e 32 não tinham migrânea. Foram observadas taxas de prevalência de sinais e sintomas de DTM em 54% daquelas sem enxaqueca, 80% das com enxaqueca episódica, e em 100% daquelas que apresentavam enxaqueca crônica.

Para Florêncio, a justificativa da associação entre frequência da enxaqueca e severidade da DTM pode estar nos níveis mais elevados de sensibilização desses pacientes.

“A repetição de casos de enxaqueca pode amplificar a sensibilização à dor. Nossa hipótese é que a enxaqueca atue como um fator que predispõe à DTM. Por outro lado, a DTM pode ser considerada um fator de perpetuação potencial para a enxaqueca, pois atua como uma entrada nociceptiva [de recepção de estímulos aversivos] constante que contribui para manter a sensibilização central e os processamentos anormais de dor”, disse.

Veja a íntegra do estudo.  

Fonte: Agência Fapesp 


Esta página teve 1290 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h