Ao que tudo indica, a Igreja Católica quer modificar sua imagem de defensora do sofrimento, como método de purificação: ainda que (de novo) tenha condenado a abreviação da vida, durante a 19ª Conferência Internacional Sobre Curas Paliativas garantiu ser contrária à aplicação de medidas excessivas a alguns pacientes.
“É desnecessário prolongar o sofrimento, de maneira dolorosa e inútil, sem que haja resposta ao tratamento”, disse o cardeal Javier Lozano Barragán – presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, conhecido por suas posições conservadoras –, durante a abertura do evento.
Homicídio
A preferência, porém, é o que os religiosos chamam dê “fim natural”, com a ajuda de analgésicos.
Sobre eutanásia pura e simples, não há discussão. “Ela é sempre uma forma de homicídio”, traz os folhetos distribuídos em outro encontro católico, a Conferência Episcopal Espanhola.
“Infelizmente, a eutanásia não é ficção. A Igreja deve dar uma resposta válida frente a esse problema”, reiterou Barragán.
Fonte: O Estado de São Paulo
21-10-2022
A Notificação Compulsória é obrigatória para médicos e outros profissionais de saúde ou responsáveis por serviços públicos e privados de saúde e deve ser feita preenchendo a Ficha ….
21-10-2022
A Morte materna é definida como a morte de uma mulher durante a gestação, parto ou puerpério até 42 dias, independentemente da duração ou da localização da gravidez.
21-10-2022
O Ministério da Saúde implantou, desde 1976, um modelo único de Declaração de Óbito (DO);
17-02-2020
Encontro entre filha morta e sua mãe causa debate na Coreia sobre exploração de vulnerável e voyeurismo
14-02-2020
American Medical Association destaca dez problemas no campo a serem discutidos com futuros médicos
06-02-2020
Ao deparar com vazio legal, Suíça decide que a permissão deve abranger também pessoas com restrição de liberdade
24-01-2020
Equipe da Universidade de Yale, nos EUA, pesquisa como se sentem pessoas contidas no leito
24-01-2020
Ainda é improvável que infecção por coronavírus se espalhe pelo Brasil
Esta página teve 171 acessos.