15-10-2004

Chip delator

O Food and Drugs Administration (FDA, poderoso órgão responsável pela liberação de drogas e alimentos nos EUA),  liberou recentemente o implante de dispositivo sob a pele de alguns voluntários, para uso médico.

Foi aprovado o uso do aparelho VeriChip, produzido pela empresa Appied Digital Solutions (ADS). Trata-se de um microchip do tamanho de um grão de arroz, a ser implantado sob a pele do usuário.

Utilidade sugerida: se o médico precisar tratar alguém que porte o dispositivo eletrônico, obterá na hora todo seu histórico de saúde. Basta passar um leitor ótico sobre o chip.

Na visão dos responsáveis por sua criação, o VeriChip é capaz de salvar muitas vidas, em caso de acidentes que necessitem rápido rastreamento do tipo sanguíneo do envolvido.

Usos controversos
Os opositores ao aparelho temem, porém, a possibilidade de tornar-se um verdadeiro invasor da privacidade alheia. Por exemplo, nos EUA pós 11 de setembro, há a preocupação de que seu emprego ocorra em bases militares, escritórios federais e prisões, para detectar eventuais “terroristas”.

Há pouco tempo, a União Americana de Liberdades Civil, ONG que atua em defesa dos direitos individuais dos cidadãos, apelou aos legisladores do estado da Virgínia, EUA, para que microchips semelhantes não fossem incluídos em carteiras de motoristas, como era o desejo de autoridades governamentais, “pois permitiria a identificação dos presentes a reuniões ou manifestações nas ruas”.

Fonte: BBC Brasil.com


Esta página teve 56 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h