Em uma linguagem simples e clara, tendo como foco iniciantes na área

A Bioética é um campo de estudo preocupado com as implicações éticas e filosóficas de certos procedimentos biológicos e médicos, tecnologias e tratamentos, como transplantes de órgãos, engenharia genética e cuidados com pacientes terminais, mas que também é próximo de outros temas voltados à ecologia, ciências sociais, direito e filosofia, entre outros.

Uma das definições de Bioética, vinda do Kennedy Institute of Ethics - Universidade de Georgetown, aponta tratar-se do “estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.

A área Bioética para Iniciantes foi disponibilizada para esclarecer àqueles que estão começando nesse campo desafiador e complexo. Por outro lado, corresponde a um espaço em constante desenvolvimento, capaz de ser útil mesmo a quem já tem vivência no assunto, mas quer apenas relembrar detalhes sobre determinado verbete.  

Em tempo: figuram do rol de fontes para a elaboração de cada item, entre outros, a Encyclopedia of Bioethics (Warren Reich e Stephen Garrard);  Iniciação à Bioética (CFM); além de artigos científicos em outras publicações reconhecidas. 

Boa consulta!


Esta página teve 2200 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h