Esta atividade educativa é desenvolvida pelo Cremesp há cerca de 15 anos, sendo considerada uma importante estratégia, não só para o ensino da ética nas faculdades de Medicina, como também na educação pós-graduada e continuada do médico.
Objetivos
Na prática
Num julgamento real de processo ético-disciplinar são seguidos o ritual e a forma de autos judiciais: qualquer suspeita de infração ética por parte do médico é transformada em um processo ético-profissional. Ao final, conclui-se pela culpa ou não do denunciado. Se considerado culpado, pode receber penas que vão de advertência confidencial à cassação do seu exercício profissional.
Durante a discussão, são analisados diferentes lados do processo, como provas, prontuários médicos, perícias e depoimentos dos citados. Além das ponderações éticas, há a preocupação em se discutir os aspectos técnicos e científicos dos fatos contidos nos autos do processo-disciplinar, sob a luz dos conhecimentos adquiridos na escola médica e atualizados pela literatura pertinente.
Os mesmos ritos são seguidos nos julgamentos simulados, com a participação da platéia como "Conselheiros". Como base, é utilizado um julgamento de um processo disciplinar já concluído - com o cuidado de se modificar previamente todas as referências (situações, nomes, etc). A intenção é garantir o sigilo processual, resguardando os direitos individuais dos denunciados - inclusive a preservação de sua imagem profissional.
Slides no módulo teórico e situações reais, no prático
15-05-2007Dirigido a estudantes de medicina. Trabalhos em pleno vapor!
15-05-2007Dois livros já foram editados pelo Centro. Em breve, serão lançados mais dois.
10-10-2002Ferramenta de consulta sobre os dilemas bioéticos
10-10-2002Apoio à iniciativa de sucesso
10-10-2002Centro quer valorizar o estudo da Bioética desde os primeiros anos de formação do médico
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