Identificado o maior dos cromossomos

Cientistas norte-americanos e ingleses encerraram, em 18 de maio, um – importantíssimo – capítulo na trajetória do genoma humano: identificaram por completo o Cromossomo 1, o maior de todos em nossa estrutura, pois agrega 3.141 genes – o correspondente a 8% de toda a informação genética do homem.

“O Cromossomo 1 contém histórias fascinantes da biologia dos cromossomos, de nossa evolução e de nossa saúde” comemora Simon Gregory, responsável pelo projeto no Institute Wellcome Truste Sanger, na Inglaterra, e que trabalhou no projeto durante 16 anos, ao lado de 150 colegas da instituição e da Duke University, nos EUA.

É no Cromossomo 1 que se podem encontrar genes relacionados a 350 moléstias, muitas ainda sem cura. Incluem-se no rol vários tipos de câncer e problemas neurológicos, como mal de Parkinson e doença de Alzheimer.

Generosos – e também para permitir que colegas do mundo todo explorem os dados e contribuam com novos achados – os responsáveis pelo estudo permitiram sua publicação gratuita, na íntegra, na edição on line da revista Nature (confira!).

Livro completo
Na prática, a conquista fecha “o livro do Projeto Genoma Humano, num volume muito importante”, ressalta Gregory. Apenas para se dar uma idéia do feito, a partir do seqüenciamento do Cromossomo 1 foram identificados, até o momento, mais de mil novos genes.

Segundo o coordenador, o projeto agora passa “para a próxima fase, que será descobrir o que os genes fazem e como eles interagem”.

Uma curiosidade: o Cromossomo 1 contém 223.569.464 bases do código genético que, se fossem transcritas mecanograficamente, ocupariam 60 mil páginas.

Fontes: ultimosegundo.com e Gazeta Mercantil
Estudo completo na Nature


Esta página teve 63 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h