Ética e Humanização na USP

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo realiza, entre os dias 4 de abril e 13 de junho de 2006, o II Curso de Atualização em Temas de Ética e Humanização nos Serviços de Saúde.

Entre os objetivos do curso figuram discutir e analisar fundamentos e conceitos de ética e humanização nos serviços de saúde, relacionando-os com os princípios e as diretrizes organizativas para o Sistema Único de Saúde e a Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS). Busca também permitir que os participantes conheçam experiências de humanização realizadas em serviços de saúde de São Paulo e aprendam bases éticas para avaliação e priorização de práticas humanizadoras.

As aulas são ministradas de forma expositiva ou seminários.

Constam do conteúdo programático os seguintes temas: Bases conceituais da ética e humanização dos serviços de saúde; O respeito à manifestação da autonomia no ambiente da saúde; A reflexão ética para informar e garantir a privacidade nos serviços de saúde; Instrumentos de humanização e o direito à reclamação; A subjetividade nas relações entre os profissionais e usuários; O cuidar do cuidador; Diagnóstico avaliativo e priorização de práticas humanizadoras; Apresentação de experiências de humanização em serviços de saúde públicos e privados.

Dirigido a profissionais de nível superior, o curso oferece o total de 25 vagas e é coordenado por Paulo A.C. Fortes e Vitória K. Cornetta, professores da Faculdade de Saúde Pública da USP.

As inscrições e matrícula podem ser realizadas entre os dias 13 e 24 de março de 2006. São necessários formulário de inscrição preenchido, cópia do documento de identidade, cópia do diploma, cópia do CPF e Título de Eleitor. Investimento: R$ 270,00.

Mais informações podem ser obtidas no site da Faculdade, www.fsp.usp.br; e-mail ecosaude@edu.usp.br e pelo telefone (11) 3066-7706.


Esta página teve 63 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h