Anvisa quer novas regras sobre transporte de cadáver

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, no dia 20 de dezembro, a Consulta Pública nº 89, sobre a fiscalização sanitária no traslado internacional, intermunicipal e interestadual (aéreo e entre portos) de restos mortais humanos.

O objetivo da proposta é definir responsabilidades e uniformizar os procedimentos técnico-administrativos para o tratamento e o translado de restos humanos. Entre outros tópicos, o regulamento técnico propõe uma lista de documentos que será exigida para análise, pelas autoridades sanitárias competentes, no embarque e desembarque de urnas funerárias.

Na opinião da Anvisa, o controle sanitário é essencial para garantir as boas práticas na prestação de serviços referentes ao preparo e ao acondicionamento adequado (urna funerária) dos restos mortais humanos, a fim de evitar exposição a fatores de risco durante o transporte.

O inteiro teor da consulta (veja aqui, em arquivo PDF ) estará a disposição para sugestões, durante o período de 30 dias, no site da Agência.

Clique e obtenha mais informações.

Fonte: site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária


Esta página teve 61 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h