A primeira publicação produzida em conjunto pela Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética e o Centro de Bioética do Cremesp é lançada durante o Congresso Brasileiro de Bioética, realizado entre 30 de agosto e três de setembro na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Trata-se do volume I de Cadernos de Bioética do Cremesp, que abre uma nova linha editorial implementada pelo Conselho.
A iniciativa agrega fórum e seminários promovidos na gestão de Marco Segre como coordenador da Câmara Técnica, e Gabriel Oselka, no Centro de Bioética. Os eventos abordaram, respectivamente, Doente Terminal; Destino de Pré-Embriões; Clonagem e Meio Ambiente.
Como público-alvo, os Cadernos buscam atingir médicos e representantes de outras áreas do conhecimento, incluindo advogados, psicólogos, filósofos e enfermeiros – concordando com a lógica multidisciplinar dos temas envolvidos.
Caminho
Quem deve decidir o que significa o bem-estar do paciente? Até aonde ir? Como ser justo? são algumas das questões vinculadas a raciocínios bioéticos, nem sempre percebidos como tal. Ao adicionar à publicação fórum sobre Doente Terminal, por exemplo, disponibilizando pensamentos variados obtidos a partir das experiências de expositores e plenário, objetivou-se esclarecer ou, ao menos, sugerir, um caminho a ser seguido.
Num sentido mais abrangente, os demais assuntos abordados, Destino dos Pré-Embriões, Clonagem e Meio Ambiente, cedo ou tarde constarão da rotina da maioria, pois a Ciência desenvolve-se em ritmo surpreendente.
Após consulta e revisão por parte dos autores, constataram-se poucas modificações em relação às palestras originais, pois os enfoques continuam bastante atuais. As mínimas alterações ocorreram por demanda especial, como é o caso de inserções em aspectos jurídicos da Reprodução Assistida, motivadas pelo novo Código Civil.
Além de Oselka, é responsável pelo Manual o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, atual coordenador da Câmara Técnica de Bioética.
19-10-2022
19-10-2022
21-02-2020
27-01-2020
23-11-2019
22-10-2019
09-10-2019
Esta página teve 68 acessos.