E produção científica? Acompanhe Editorial da Folha sobre o tema

A seguir, Editorial do Jornal Folha de São Paulo de 26 de julho, sobre nosso honroso 17º lugar no ranking mundial dos países mais produtivos em ciência.

Com todas as dificuldades que os cientistas brasileiros encontram pela frente para chegar a concluir e publicar seus trabalhos, nos colocamos à frente no número de publicações científicas de países europeus como a Áustria e a Bélgica.

Ciência brasileira

“É digno de nota o desempenho da produção científica brasileira. De acordo com dados recentes da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), foram publicados no Brasil 13.384 trabalhos científicos em 2004. Com isso, o país sobe à 17ª posição no ranking dos mais produtivos em ciência, à frente de nações européias como a Bélgica ou a Áustria.

Os dados confirmam uma tendência de crescimento que se verifica desde o fim dos anos 1990. Mensurada pelo número de trabalhos científicos publicados em revistas especializadas, a produção científica brasileira teve crescimento médio anual de 54% entre 1998 e 2002. No mesmo período, o crescimento da produção mundial ficou abaixo de 9%. No cenário científico internacional, a participação brasileira subiu de 1,1% em 1998 para 1,7% em 2004.

Apesar dos indicadores favoráveis, o caminho a percorrer ainda é longo. Falta, por exemplo, melhorar a interação entre o setor acadêmico e o privado. O crescimento da produção científica parece não produzir efeito sobre a indústria: menos de 5% das empresas que trabalham com inovação consideram as universidades e institutos de pesquisa uma fonte importante de informação.

A ausência de recursos para financiar pesquisas que envolvem tecnologia de ponta também constitui obstáculo importante. Diversos projetos são abortados em razão da falta de estrutura adequada.

A isso, devem-se somar a ineficiência do sistema de registro de patentes e a falta de uma cultura voltada para a inovação. Enquanto esse quadro se mantiver, a participação brasileira na comunidade científica internacional ainda poderá crescer, mas dificilmente conseguirá atingir índices mais expressivos.”

Editorial do Jornal Folha de São Paulo - 26/07/2005


Esta página teve 70 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h