Os alunos contemplados em 2019 pelo Programa de Bolsas de Ética Médica e Bioética trouxeram ao Cremesp os temas que nortearão suas pesquisas ao longo do período de elaboração dos projetos. As apresentações aconteceram no dia 20 de maio, na sede do Cremesp, e contaram ainda com a presença de professores, orientadores e familiares.
Com trabalhos que representam o universo dos próprios alunos, entre os principais temas abordados está a relação médico-paciente em meio às novas tecnologias: Kelvin Yokota, por exemplo, tem entre os focos a regulamentação da telemedicina e o uso do whatsapp em meio a estudantes e residentes – ferramenta que também é alvo da aluna Carolina Campos dos Santos, mas, desta vez, na comunicação com os atendidos. Já a percepção de médicos e pacientes quanto à busca de informações sobre sintomas e doenças e a internet – o “Dr. Google” – está sendo estudada pelo bolsista Ricardo Moyses de Arruda.
Além desses, na ocasião foram trazidos outros pontos importantes sobre a contribuição da visita domiciliária à formação do estudante de Medicina; implicações éticas e jurídicas do atestado médico; autonomia na escolha da via de parto; hiperutilizadores de baixo risco em serviços de urgência e emergência; e ética médica na obstetrícia.
Compondo a mesa mediadora estavam Lucio Tadeu Figueiredo, 2º tesoureiro do Cremesp; Max Grinberg, professor de Bioética; e Flávio José Dantas de Oliveira, médico avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e delegado do Conselho.
Entre os contemplados do Programa de Bolsas de 2019 estão alunos da Faculdade de Medicina da USP, Faculdade Santa Marcelina, Universidade Federal de São Paulo, Pontifícia Universidade de Campinas, Centro Universitário das Américas e Faculdade São Leopoldo Mandic.
Confira aqui a lista de alunos contemplados em 2019.
19-10-2022
19-10-2022
21-02-2020
27-01-2020
23-11-2019
22-10-2019
09-10-2019
Esta página teve 303 acessos.