Estudantes contemplados em 2012 pelo Programa Cremesp de Bolsas de Pesquisa em Ética e Bioética realizaram, no dia 17 de maio, na subsede da Vila Mariana, a apresentação final de seus trabalhos executados ao longo dos últimos dez meses. Curiosamente, a atual edição foi marcada por estudos relacionados a aspectos éticos e bioéticos envolvendo religiosidade e espiritualidade nos atendimentos em Saúde, esboçando uma espécie de tendência quanto ao assunto.
Durante a apresentação final foram trazidas as conclusões de trabalhos sobre a influência da espiritualidade/religiosidade dos estudantes de medicina durante a formação profissional; frente à prática clínica dos médicos; e na assistência a pacientes com transtornos mentais graves, internados em hospital psiquiátrico.
Uma das alunas, Gabriela Romano de Oliveira, da Faculdade de Medicina de Marília (Fanema) promoveu uma verdadeira linha de pesquisa sobre o tema “religiosidade/espiritualidade”, sob a orientação de Giancarlo Lucchetti: desta vez, teve como sujeitos de pesquisa os médicos. Em 2011, a dupla pesquisou a espiritualidade no âmbito dos cuidadores e, em 2010, em direção a pacientes, no trabalho “Saúde, espiritualidade e ética: percepção dos pacientes e integralidade do cuidado”, que originou artigo publicado na Revista Brasileira de Clínica Médica.
Além deste, tiveram destaque ainda entre a turma de 2012 de alunos temas como Cuidado Paliativo e Consentimento informado (veja a lista de contemplados).
Faziam parte dos critérios exigidos nos projetos, entre outros, originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; viabilidade de execução e adequação às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Reestruturação
Desde o ano de 2001 o Cremesp tem realizado anualmente concurso destinado a selecionar projetos de pesquisa relacionados à Ética Médica, idealizados por alunos do 2º ao 5º ano de medicina, ou que estivessem cursando do terceiro ao décimo semestre da faculdade.
Ao longo desse período, cerca de 230 estudantes foram contemplados com bolsas na década, nesta tarefa coordenada por Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp e coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, e Gabriel Oselka, que coordenou o Centro de 2002 a 2012. “Este tipo de iniciativa faz com que o Conselho se mantenha como foco de interesse permanente por parte das universidades, professores e alunos” comentou Ayer certa vez.
Em 2013 esse programa de sucesso do Conselho foi temporariamente interrompido, com vias a reestruturação de seu formato original, melhorando ainda mais o alcance e facilitando o contato com as universidades.
Aguarde novidades!
19-10-2022
19-10-2022
21-02-2020
27-01-2020
23-11-2019
22-10-2019
09-10-2019
Esta página teve 90 acessos.