Nota de pesar


Alunos, profissionais e interessados em Cuidados Paliativos no Brasil perderam uma grande referência na manhã de 20 de fevereiro: morreu, aos 88 anos, o professor Marco Tullio Barcellos de Assis Figueiredo, precursor dessa abordagem “que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento” (OMS), que se tornou área de atuação médica reconhecida pelo CFM em 2011. 

Faz parte do extenso currículo do patologista Marco Tullio, entre outros, o fato de ser o criador e, por vários anos, chefe, do Ambulatório de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aonde, junto com toda a sua equipe, trabalhava voluntariamente. Foi também professor da Disciplina de Cuidados Paliativos na mesma universidade, e sócio fundador da International Association for Hospice and Palliative Care, nos EUA.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) teve honra de contar com a participação do professor – e de sua esposa, a psiquiatra e também paliativista Graça Mota Figueiredo – na elaboração do livro Cuidado Paliativo, de 2008, uma das publicações de maior sucesso da Casa e que teve todas as suas edições completamente esgotadas.

Foi do professor Marco Tullio o prefácio da obra, ocasião em que lembrou de todo o trabalho e esforço necessários para levar a cabo uma empreitada desse tipo, reforçando que a intenção de informar ao leitor sobre o tema foi, em parte, alcançada. Porém destacou: nada supera a força da vivência individual de cada familiar interagindo com aquele profissional específico naquele contexto particular. “Esta experiência única, só a descrição de casos clínicos, em reunião entre equipes, consegue transmitir”, ressaltou.

Lamentando a profunda perda, o conselheiro do Cremesp e  coordenador do livro Cuidado Paliativo, Reinaldo Ayer de Oliveira, lembrou da“intransigência quanto ao humanismo da Medicina” do professor.

Atualmente, Marco Tullio atuava na Faculdade de Medicina de Itajubá, em Minas Gerais, na disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos.


Esta página teve 87 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h