Ainda sobre o Programa...


Contemplados ao Programa de Bolsas de Pesquisa em Ética Médica no ano de 2011 apresentaram a conclusão de seus estudos, nesta sexta-feira, 22 de junho, em evento realizado na subsede da Vila Mariana do Conselho Regional de Medicina (Cremesp).

Considerado como um dos projetos de maior alcance social do Conselho ao longo de uma década, entre os temas mais abordados por esta edição esteve a relação entre pacientes e estudantes/internos de Medicina.

“Nada foi combinado. No entanto, a escolha pode demonstrar que os futuros médicos estão preocupados com esse âmbito tão importante de nossa profissão”, comentou Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e um dos coordenadores do programa, ao lado do conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Empenho por parte dos contemplados não faltou: o encontro contou com a presença maciça dos envolvidos – dos 19 bolsistas, compareceram 17, além de orientadores – todos alunos 2º ao 5º ano de escolas médicas (ou do 3º ao 10º semestre da faculdade).

Apenas para mencionar alguns trabalhos cuja temática girou em torno da participação de alunos em atendimentos pode-se destacar a “Satisfação e Parecer de Pacientes e Acompanhantes no Atendimento à Saúde com a Presença de Alunos de Medicina”; “Por Que os Alunos de Medicina se Interessam Pouco por Idosos?”; “Preservação da Autonomia dos Pacientes Frente ao Ensino Acadêmico em Faculdade de Medicina” e “A Percepção do Paciente Frente ao Atendimento Ambulatorial Realizado por Estudantes de Medicina”, entre outros.

Bioética Clínica
O aluno Ilson Abrantes Rosique – da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) –, inclusive, adotou como referencial de pesquisa a obra Bioética Clínica, Reflexões e Discussões sobre Casos Selecionados, do Centro de Bioética, para avaliar “O Desempenho Ético Profissional do Estudante de Medicina no Modelo Pedagógico da Aprendizagem Baseada em Problemas”. Casos contidos no livro relativos ao Acobertamento de colegas, Sigilo a Adolescentes, Atestado de Óbito, Atestado Médico, e Prontuário Médico, foram apresentados aos sujeitos de pesquisa, com o objetivo de observar que conduta adotariam em situações semelhantes às expostas.

Outro assunto recorrente, lembrou Reinaldo Ayer de Oliveira, disse respeito à Espiritualidade em Medicina. “O que se espera é que os trabalhos se aperfeiçoem de forma tal, que possam ser publicados e divulgados em congressos, enfim, que se tornem acessíveis”, incentiva Ayer, também é coordenador da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética do Cremesp. “Tal tipo de iniciativa faz com que o Conselho se mantenha como foco de interesse permanente por parte das universidades, professores e alunos”.

De acordo com os critérios (encontrados na íntegra no site do Centro de Bioética www.bioetica.org.br) cada contemplado pelo programa recebe mensalmente R$ 474,00 (valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) durante 10 meses. “A oferta de bolsas consegue estimular o gosto dos alunos por pesquisa científica. Além disso, trata-se de um programa original que, pela sua importância e abrangência, inspirará outros Conselhos”, observa Gabriel Oselka.

Para saber que trabalhos já foram contemplados desde 2001 acesse o site do Centro de Bioética (www.bioetica.org.br).

Fonte: Site do Centro de Bioética 

Esta página teve 255 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h