O Cremesp perdeu, no dia 1° de maio, aos 58 anos, um dos mais queridos e atuantes delegados metropolitanos de seus quadros: Sérgio Gomes de Souza, ginecologista e obstetra, delegado superintendente adjunto da Delegacia Metropolitana da Zona Oeste, vitimado por um infarto agudo do miocárdio enquanto jogava tênis, hobby que praticava nos poucos momentos não dedicados à profissão que tanto amava.
Formado pela USP em 1978, nos últimos anos Sérgio Gomes, também Ouvidor do Hospital Universitário da USP (HU), demonstrava a cada dia maior interesse pela propagação da Ética e Bioética na profissão: desde 2002 é membro do Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (GACEM), do Centro de Bioética do Cremesp, grupo do qual faz parte desde a sua criação.
Participou, aliás, como autor da maior parte dos livros lançados pelo Centro de Bioética, como do Manual de Capacitação das Comissões de Ética Médica – agregando, inclusive, a tarefa de orientador de muitas turmas de interessados; e Bioética Clínica, obra que já está em sua 3ª Edição.
Atualmente finalizava, junto com a equipe, um livro dedicado à Ética e os Atestados Médicos, publicação esta inspirada em trabalho que Sérgio Gomes – ao lado da colega e amiga Lisbeth Afonseca Ferrara Duch, delegada superintendente da Delegacia Metropolitana Oeste do Cremesp – realizou no período de especialização em Bioética, realizada no Instituto Oscar Freire da USP. O livro era um de seus “filhos” mais aguardados.
O sentimento de todos que cercaram Sérgio Gomes de Souza, em relação à perda irreparável que seu falecimento significou, pode ser expressado pelas palavras do amigo e companheiro de grupo, Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp: “A lembrança maior que tenho do Sérgio, como tenho certeza que será a de muitas pessoas, vai muito além de sua atividade e competência profissional. É como pessoa. Vejo o Sérgio como alguém bondoso, leal, quase sem malícia... Por essas qualidades, trabalhar com ele no grupo ou a dois foi para mim nos últimos anos – e digo isso sem o exagero emocional do momento– uma das mais gratificantes experiências”.
Além de seus companheiros do GACEM, Sérgio deixa colegas da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética do Cremesp, coordenada pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, da Câmara Técnica de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida; e da Comissão Permanente de Estudos e Avaliação de Assédio Sexual Envolvendo Médicos.
E, em uma dimensão bem mais profunda, esposa, filho e mãe.