A turma de contemplados pelo Programa de Bolsas de Pesquisa em Ética e Bioética, edição 2011, compareceu ao auditório da subsede do Cremesp (Vila Mariana) no dia 16 de março, e apresentou os dados parciais de seus estudos, conforme cronograma proposto pela organização dessa empreitada de sucesso do Conselho. Pelo que se pôde observar, boa vontade e empenho não faltam a esses futuros médicos, que devem completar as demais etapas com o mesmo nível de dedicação.
“Tivemos uma boa ideia do conteúdo das pesquisas, como era o objetivo do encontro”, fala Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética, parceiro no programa. Segundo ele, atingiram destaque os trabalhos envolvendo espiritualidade em medicina, cuidados de final de vida e relacionamento de estudantes de medicina com pacientes. “O que se espera é que os trabalhos se aperfeiçoem de forma tal, que possam ser publicados, divulgados em congressos, enfim, que se tornem acessíveis a um público maior”.
Faltas Concorda que os alunos escolhidos estão se esforçando para desenvolver o “seu melhor” Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp e coordenador do Programa de Bolsas. “Várias pesquisas mereceram atenção e discussão, indicando que nossos bolsistas cumprirão suas obrigações a contento”, destacou.
No entanto, Ayer aponta que atitudes simples poderiam ser implementadas, de modo a permitir que todos os estudantes envolvidos tenham condições de expor seus achados.
“Alguns bolsistas não vieram, sob a alegação de que suas escolas não os liberaram, por conta de tarefas específicas, o que nos deixa preocupados: as três apresentações (inicial, parcial e final) dos projetos correspondem a um compromisso de alunos, orientadores e instituições desde que o contrato é assinado”.
Por isso, argumenta Ayer, “o Conselho conta com a compreensão das escolas, no sentido de liberarem os bolsistas nas datas pré-agendadas de apresentação”, auxiliando o Cremesp em sua tarefa de incentivar projetos pesquisas, “algo bastante útil no processo complementação da formação dos estudantes”.
Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina –ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade– o Programa de Bolsas de Pesquisa em Ética e Bioética completou dez anos de existência em 2011, atingindo, até agora, cerca de 220 estudantes.
Em tempo: inscrições para o Programa, edição 2012, estão abertas até o dia 2 de abril. Veja mais detalhes clicando aqui.