Inscrições prorrogadas!

Por meio de seu Centro de Bioética, o Cremesp seleciona, até o dia 30 de abril, novos projetos de pesquisa em ética médica, para o Programa de Bolsas/2012.

Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina –ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade– o programa completou dez anos de existência em 2011, contemplando, até agora, cerca de 220 estudantes.

“Este tipo de iniciativa faz com que o Conselho se mantenha como foco de interesse permanente por parte das universidades, professores e alunos” comemora o coordenador da iniciativa, Reinaldo Ayer de Oliveira, professor da USP e conselheiro do Cremesp.

Cada contemplado recebe mensalmente R$ 474,00 (valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) durante 10 meses. “A oferta de bolsas consegue estimular o gosto dos alunos por pesquisa científica. Além disso, trata-se de um programa original que, pela sua importância e abrangência, inspirará outros Conselhos”, observa Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética e membro da banca examinadora dos trabalhos.

Temas
Ao longo do tempo as pesquisas foram se aperfeiçoando, envolvendo temas curiosos. No ano passado receberam a bolsa pesquisas como Graduação Médica e Envelhecimento Populacional: Por Que os Alunos de Medicina se Interessam Pouco por Idosos?; A percepção do Paciente Frente ao Atendimento Ambulatorial Realizado por Estudantes de Medicina; O estado de Transe e de Possessão (cid-10 f 44.3), Suas Implicações Bioéticas e a Sugestão, ou não Sugestão de Tratamento Espiritual Paralelo à Terapia Clássica, entre outras.

“Até agora, todos os alunos escolhidos cumpriram fielmente suas obrigações, em relação a prazos e resultados. O nível das pesquisas surpreende de maneira positiva e várias contam, inclusive, com possibilidade de publicação”, destaca Reinaldo Ayer. Ou seja, têm atendido os critérios do programa, como originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; adequação da metodologia proposta e adequação da infra-estrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto.

Obrigações e objetivos
O programa Cremesp de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo.

Dentre as obrigações dos escolhidos figuram designar um orientador, que deve ser um médico em pleno exercício profissional (não é necessário que seja professor de ética ou professor universitário) e, ainda, apresentar relatório inicial, parcial e final de atividades.

Os projetos devem ser encaminhados CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Comissão de Pesquisa em Ética Médica – Rua Domingos de Morais, 1810, SP – São Paulo. CEP – 04010-200, ou para as Delegacias Regionais e Metropolitanas do Cremesp.

Mas atenção: a data de postagem dos trabalhos pelo correio não deve ultrapassar o último dia de inscrições, dia 30 de abril.

Todas as informações podem ser obtidas no site do Centro de Bioética do Cremesp.

Detalhes também pelo telefone (11) 5908.5647.

Esta página teve 212 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h