Por meio de seu Centro de Bioética, o Cremesp seleciona, até o dia 30 de abril, novos projetos de pesquisa em ética médica, para o Programa de Bolsas/2012.
Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina –ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade– o programa completou dez anos de existência em 2011, contemplando, até agora, cerca de 220 estudantes.
“Este tipo de iniciativa faz com que o Conselho se mantenha como foco de interesse permanente por parte das universidades, professores e alunos” comemora o coordenador da iniciativa, Reinaldo Ayer de Oliveira, professor da USP e conselheiro do Cremesp.
Cada contemplado recebe mensalmente R$ 474,00 (valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) durante 10 meses. “A oferta de bolsas consegue estimular o gosto dos alunos por pesquisa científica. Além disso, trata-se de um programa original que, pela sua importância e abrangência, inspirará outros Conselhos”, observa Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética e membro da banca examinadora dos trabalhos.
Temas
Ao longo do tempo as pesquisas foram se aperfeiçoando, envolvendo temas curiosos. No ano passado receberam a bolsa pesquisas como Graduação Médica e Envelhecimento Populacional: Por Que os Alunos de Medicina se Interessam Pouco por Idosos?; A percepção do Paciente Frente ao Atendimento Ambulatorial Realizado por Estudantes de Medicina; O estado de Transe e de Possessão (cid-10 f 44.3), Suas Implicações Bioéticas e a Sugestão, ou não Sugestão de Tratamento Espiritual Paralelo à Terapia Clássica, entre outras.
“Até agora, todos os alunos escolhidos cumpriram fielmente suas obrigações, em relação a prazos e resultados. O nível das pesquisas surpreende de maneira positiva e várias contam, inclusive, com possibilidade de publicação”, destaca Reinaldo Ayer. Ou seja, têm atendido os critérios do programa, como originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; adequação da metodologia proposta e adequação da infra-estrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto.
Obrigações e objetivos
O programa Cremesp de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo.
Dentre as obrigações dos escolhidos figuram designar um orientador, que deve ser um médico em pleno exercício profissional (não é necessário que seja professor de ética ou professor universitário) e, ainda, apresentar relatório inicial, parcial e final de atividades.
Os projetos devem ser encaminhados CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Comissão de Pesquisa em Ética Médica – Rua Domingos de Morais, 1810, SP – São Paulo. CEP – 04010-200, ou para as Delegacias Regionais e Metropolitanas do Cremesp.
Mas atenção: a data de postagem dos trabalhos pelo correio não deve ultrapassar o último dia de inscrições, dia 30 de abril.