A Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB, realiza, entre 7 e 10 de setembro, o IX Congresso Brasileiro de Bioética. O tema oficial do encontro será Uma Década Depois: Bioética(s), Poder (ES) e Injustiça (s), numa referência direta ao Congresso Mundial de Bioética, também realizado na capital federal, marco na Bioética brasileira.
Entre os temas principais a serem abordados no evento estarão Bioética, Terminalidade da Vida e Diretivas Antecipadas; Bioética e Direitos Humanos; Conflitos de Interesse na Pesquisa Clínica e Vulnerabilidade Humana e Integridade Individual.
A ocasião também será marcada pela realização do I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, organizado pelo CFM.
Fazem parte da comissão organizadora do evento Volnei Garrafa, presidente do Congresso, da Cátedra UNESCO de Bioética; Paulo Fortes, presidente da SBB e Roberto D’Ávilla, presidente do CFM.
Participam da Comissão Científica, entre outros, Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e professor da USP e Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp e presidente da SBB-SP.
Convidados internacionais Vários palestrantes estrangeiros confirmaram suas presenças, como Henk ten Have, da Duquesne University, Pittisburg, EUA; Soren Holm, editor do Journal of Medical Ethics, Inglaterra; Johannes van Delden, da Ultrecht University, Holanda e Maurizio Mori, Universidade de Turim, na Itália.
Inscrições de trabalhos poderão ser realizadas até o dia 31 de julho.