Com o objetivo principal de contribuir para a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado, desde 2000 o Cremesp promove anualmente concursos destinados a selecionar projetos de pesquisa relacionados à Ética Médica e Bioética, idealizados por alunos do 2º ao 5º anos de medicina –ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestres da faculdade. Neste ano, as inscrições vão até o dia 13de maio.
Coordenado por Reinaldo Ayer de Oliveira, professor da USP e conselheiro do Cremesp e centralizado no Centro de Bioética, em sua 11º versão o programa concederá aos autores escolhidos bolsas de R$ 474,00, durante o período de dez meses. O valor é o mesmo da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP.
“Com o programa de bolsas o Cremesp espera atingir o estudante de Medicina, incentivando-o na pesquisa sensu lato e sensu strito, melhorando sua formação ética”, explica Ayer. Na prática, o que se pretende é desenvolver no bolsista o espírito de investigação e de crítica, com relação aos temas éticos e bioéticos.
Criatividade Desde a implantação do programa, cerca de 180 bolsas foram atribuídas aos estudantes escolhidos, que desenvolveram, sob orientação de médico em pleno exercício profissional, pesquisas com enfoques variados e curiosos. A preocupação com a melhoria do nível dos projetos aumentou no decorrer do tempo, com maior participação e envolvimento dos orientadores e das próprias escolas.
Em 2010, por exemplo, foram abordados temas como: O código de ética para estudantes de medicina; Avaliação da qualidade da consulta médica pediátrica a partir do nível de compreensão e grau de satisfação do responsável pela criança assistida; Bem estar espiritual em estudantes de medicina e Implicações éticas da comunicação de más notícias a pacientes e familiares sob a perspectiva de estudantes de medicina, entre outros
Por sua vez, a comissão que avalia os projetos é cada vez mais rigorosa na definição dos critérios de seleção.
Fazem parte dos pontos valorizados: originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; adequação da metodologia proposta; adequação da infra-estrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto; viabilidade de execução e adequação do projeto segundo diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos, de acordo com a resolução nº 196, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre outros.
Como solicitar a bolsa A proposta deve ser apresentada em formulário apropriado, encontrado à direita nesta home page, e encaminhada ao Centro de Bioética do Cremesp/Comissão de Pesquisa em Ética Médica, Rua Domingos de Morais, 1810, Vila Mariana, CEP 04010-200, São Paulo. Os formulários podem também ser entregues nas Delegacias Regionais do Cremesp da Capital e do Interior.
Vale lembrar que eventuais questionários a serem aplicados a sujeitos de pesquisa devem ser anexados ao projeto a ser encaminhado ao Cremesp.