Delegados e Conselheiros participam do Curso de Capacitação

Muito bem-sucedida. Assim foi considerada a nova etapa de treinamento para instrutores, futuros responsáveis pela capacitação das Comissões de Ética Médica (CEM) do Estado de São Paulo.

No dia seis de fevereiro de 2004, os membros do Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (Gacem) ministraram aulas a mais de uma centena de instrutores, entre delegados e conselheiros da entidade.

Realizado em um hotel na região central de São Paulo, o evento foi aberto pelo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, que saudou os presentes e convidou os membros das CEMs a beneficiarem-se desta iniciativa – que tem apoio irrestrito da nova diretoria do Cremesp.

Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp e um dos membros do Gacem – ao lado de Lisbeth Afonseca Ferrari Duch, Max Grinberg e Sérgio Gomes de Souza, delegados metropolitanos do Cremesp e Moacyr Esteves Perche, conselheiro do Cremesp – considerou a recente rodada de capacitação aos instrutores como um absoluto sucesso, tanto com referência "ao número de inscritos, quanto ao interesse e participação de todos".

Segundo ele, agora o Gacem deve avaliar as conseqüências do encontro, esperando que os esforços resultem em uma quantidade expressiva de cursos aos membros das CEMs paulistas, em breve período.

Crescimento
Os primeiros passos para a elaboração da metodologia e material didático destinados aos membros CEMs foram dados em abril de 2002. Desde a época, periodicamente o Gacem tem se reunido, buscando melhorar seu trabalho e sugerir meios de estímulo para participação efetiva dos alunos.

Para dirimir eventuais dúvidas, vale lembrar os pontos principais do treinamento:

Quem pode capacitar-se?
Basicamente, os membros das 1.212 Comissões de Ética Médica do Estado de São Paulo (conforme levantamento de fevereiro de 2004) entre efetivos (4.533 médicos) e suplentes (2.706).

Fazem parte das próximas metas do Gacem abrir a possibilidade de capacitação a todos os médicos interessados nas rotinas das CEMs, além de adaptar o curso aos residentes e recém-formados, propiciando-lhes melhor qualificação em questões relativas à ética médica.

Carga horária e material didático
De acordo com a formatação inicial, a duração do curso é de oito horas – duas dedicadas ao módulo teórico e seis, ao prático. Lembrando: terão direito aos certificados oficiais apenas os alunos que cumprirem 100% das atividades propostas.

Momentos antes do início do curso, cada participante recebe um Manual de Capacitação das Comissões de Ética, constituído por módulo teórico e prático. Por meio da Teoria, o objetivo é esclarecer Quem São as CEMs e o que o Cremesp delas espera; Deveres e Direitos das CEMs ; Sindicância e Estatísticas.

Rico em dilemas éticos vivenciados no dia-a-dia das Comissões, o Módulo Prático disponibiliza 54 casos baseados em situações reais, que funcionam como um verdadeiro "banco de dados" permanente, voltado a temas como Segredo Médico; Quebra de Relação Médico/Paciente e Médico/Familiar; Interesses Meramente Financeiros e até "Gol Contra" (após a sindicância na CEM e abertura de expediente no Cremesp o médico reclamante tornou-se o reclamado).

Informações e inscrições
Nas Delegacias Regionais do Cremesp (visite o endereço das delegacias do Cremesp ), por meio de fax, telefone ou pessoalmente.

Toda e qualquer questão pode ainda ser direcionada ao Centro de Bioética do Cremesp, pelo telefone (11) 5908.5647 ou pelo e-mail cbio@cremesp.org.br

Clique aqui para visualizar o Projeto Gacem e a Agenda de Cursos



Esta página teve 170 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h