A – linda – cidade de Búzios, no Estado do Rio de Janeiro, recepcionou de forma exemplar os congressistas e participantes do VIII Congresso Brasileiro de Bioética, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro. Organizado pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), em parceria com a Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro, o evento teve como tema central Bioética, Direitos e Deveres no Mundo Globalizado.
Presidido pela psiquiatra Marlene Braz (aliás, primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na SBB), o VIII congresso teve entre suas principais propostas promover um intercâmbio da questão da “mundialização” como unidade complexa de problemas e consequências como a medicalização e a judialização da assistência em saúde; riscos e possíveis benefícios das novas tecnologias oferecidas, bem como, levara a uma reflexão relativa aos direitos e os deveres individuais e coletivos.
Participantes
A programação demonstrou-se variada e interessante desde o pré-congresso, realizado no dia 23 de setembro, que incluiu apresentações variadas, que foram de Ética em Pesquisa com seres Humanos; e Ética Animal e Bioética ao Ensino da Bioética e cursos, como Bioética e Saúde Pública, ministrado pelo professor Paulo Fortes, da Faculdade de Saúde Pública da USP; Bioética Clínica, promovido pelo professor José Roberto Goldim, da Faculdade de Medicina da PUCRS, e a aula O Papel da Bioética no Mundo Globalizado (parte do curso Bioética e Soft Power), pelo professor José Eduardo de Siqueira, da Universidade Estadual de Londrina.
O congresso propriamente dito, iniciado no dia 24 de setembro, trouxe mesas-redondas e debates abordando temas como Bioética, Ciência, Tecnologia e Construção do Humano; 20 anos do SUS e a Ética do Atendimento; Bioética do Aborto; Bioética do Fim de Vida; Justiça Sanitária e Alocação de Recursos; Direitos e Deveres dos Profissionais de Saúde; Bioética, Biopolítica e Biopoder; e Envelhecimento e Bioética, entre outros.
Além dos já mencionados, entre as dezenas de palestrantes brasileiros e estrangeiros falaram Fermin Roland Schramm, da Fiocruz; Débora Diniz (da Universidade de Brasília); Volnei Garrafa, Susana Vidal e Miguel Kottow, da Redbioética/ UNESCO e Jan Solbakk, da Universidade de Oslo, Noruega.
O Cremesp também se fez representar pelo coordenador da Câmara Técnica Interdiciplinar de Bioética, conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, presidente da Sociedade de Bioética do Estado de São Paulo. Também participaram os conselheiros do Cremesp e do CFM, Isac Jorge Filho, presidente da câmara técnica de Nutrologia e Clóvis Constantino. Participou ainda o coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, Gabriel Oselka.
Aliás, durante o evento o Centro de Bioética lançou, em primeira mão, o livro Entrevistas Exclusivas com Grandes Nomes da Bioética, que, como o próprio nome já diz, trouxe bates-papos com importantes bioeticistas estrangeiros como Diego Gracia; T.H. Engelhardt e Peter Singer, entre outros. Em breve a obra estará disponível a todos os interessados.
Como de costume, o Centro de Bioética realizou, no VIII Congresso Brasileiro de Bioética, várias entrevistas com bioeticistas de renome. As conversas serão disponibilizadas paulatinamente no site do Centro de Bioética.
Aguarde!!!!
19-10-2022
19-10-2022
21-02-2020
27-01-2020
23-11-2019
22-10-2019
09-10-2019
Esta página teve 130 acessos.