Bioética Clínica

                                                                     CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA OBRA

Livro do Centro de Bioética é um sucesso!

Um dia de festa e alegria.                         

Nem a chuva torrencial que desabou na cidade de São Paulo momentos antes do início da cerimônia de lançamento do livro Bioética Clínica: Reflexões e Discussões sobre Casos Selecionados – que ocorreu no dia 23 de outubro, às 20 horas – conseguiu atrapalhar o roteiro previsto ao evento ou, mesmo, os ânimos dos participantes, que puderam acompanhar as palavras dos presentes à mesa oficial do evento; a apresentação do livro em si; uma (muito especial) dramatização de um dos capítulos do livro; e a participação da platéia.

Na ocasião, o primeiro a falar foi Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Cremesp, que destacou o fato de o livro (confira aqui a íntegra) corresponder a um trabalho inédito no âmbito dos conselhos de Medicina. “Temos recebido elogios veementes ao conteúdo da publicação. Acreditamos que alcançará repercussão nacional”, entusiasmou-se.

Além dele, fizeram parte da mesa oficial do evento a conselheira do Cremesp, Ieda Therezinha Verreschi, representando a Associação Paulista de Medicina (APM); o conselheiro do Cremesp, Rui Telles Pereira, representando a Academia de Medicina de São Paulo; e Gabriel Oselka, coordenador do livro Bioética Clínica e coordenador do Centro de Bioética do Cremesp.

A apresentação do livro
“Esse é o coroamento de uma história cujo caminho primou pela alegria” ressaltou Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética, logo no início da apresentação do livro Bioética Clínica, Reflexões e Discussões sobre Casos Selecionados. Oselka lembrou que a publicação da obra não seria possível sem a “posição de liderança” do Cremesp e sem o apoio – e o entusiasmo – do conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador da Câmara Técnica de Bioética.

Ao abordar o livro (veja matéria) seu coordenador lembrou que a idéia básica era ter como público-alvo estudantes de medicina mas que, com o passar das discussões, obteve-se um material com qualidade suficiente para atrair também médicos; outros profissionais de saúde; e demais interessados em Bioética.

Um dos pontos altos do encontro, no entanto, envolveu a apresentação de um dos casos incluídos no livro Bioética Clínica, referente à Autonomia do Idoso. Sob a coordenação do autor do capítulo, Carlos Alberto Pessoa Rosa, delegado da Delegacia de Bragança Paulista do Cremesp, membros do Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (Gacem), autores do livro, realizaram uma dramatização que emocionou os presentes.

Lisbeth Afonseca Ferrari Duch, delegada superintendente da Delegacia Metropolitana do Cremesp Zona Oeste, representou a filha de um idoso com câncer, que pede ao médico dele que esconda do paciente seu verdadeiro diagnóstico; Reinaldo Ayer de Oliveira foi o pai-paciente, idoso lúcido que percebe que algo está errado no atendimento; e Sérgio Gomes de Souza, delegado da Delegacia Metropolitana da Zona Oeste, que participou como o médico compassivo, que acolhe as dúvidas do paciente – sem, contudo, esconder dele a verdade.

O simpósio terminou com as homenagens a (e as palavras de) todos os autores do livro, cujo rol também incluiu Airton Gomes, delegado superintendente da Delegacia Regional do Cremesp Santo André; Jarbas Simas, delegado superintendente da Delegacia Metropolitana do Cremesp Vila Mariana; Max Grinberg, delegado da Delegacia Metropolitana do Cremesp Vila Mariana e Rosany Pimenta da Silva, delegada da Delegacia Metropolitana do Cremesp Vila Mariana.

Algumas frases dos presentes:

- Uma de minhas frustrações da época em que era conselheiro era não conseguir encontrar um espaço de reflexão e discussão aprofundada, como hoje é propiciado pelo Cremesp – Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp

- Foi reservado tempo suficiente para a pesquisa e a produção de uma obra que demanda tamanha reflexão – Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Cremesp

O trabalho do grupo foi fruto de discussões coletivas, mas primou pela extrema tolerância entre seus membros – Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp

É muito agradável destacar o trabalho de colegas por quem temos tanta admiração, Ieda Therezinha Verreschi, conselheira do Cremesp e representante da APM

A Medicina como ciência, a Filosofia e a Ética surgiram praticamente ao mesmo tempo. É curioso, mas se não houvesse a Medicina, possivelmente não haveria a Ética – Rui Telles Pereira, conselheiro do Cremesp e representante da Academia de Medicina de São Paulo

Confira também:
Novo livro do Centro de Bioética
Situações do dia a dia em livro!

                                                                    CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA OBRA


Esta página teve 72 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h