A XII Edição do Congresso Brasileiro de Bioética acontece de 26 a 29 deste mês, no hospital do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP), Recife. Em um momento de crises enfrentadas pelos brasileiros em vários sentidos, o mote do evento não poderia ser mais adequado: a Bioética e suas Liberdades e Responsabilidades.
E é justamente esse o motivo pelo qual os envolvidos nesta área tão reflexiva, mas atuante na defesa dos mais vulneráveis e vulnerados, devem se fazer presentes ao encontro, que também abarca o VI Congresso Brasileiro de Bioética Clínica. “Contamos com a inscrição e a participação de todos, pois apenas com a organização coletiva, fortalecimento das entidades e dos fóruns de encontros e debates poderemos ampliar e diversificar o conhecimento e o aperfeiçoamento de uma área –a Bioética– que está no centro da crise e da discussão nacional e internacional”, conclama Regina Parizi, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).
Regina Parizi
Constam da programação do XII Congresso Brasileiro de Bioética, conferências como Liberdades, Responsabilidades e Dignidade da Pessoa, ministrada por Marcelo Luiz Pelizzoli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bioética e Compromisso Com as Gerações Futuras, proferida por Volnei Garrafa, da UnB.
Mesas redondas
Da pauta, figuram várias mesas redondas tratando de temas empolgantes e complexos, como Bioética Transexualidade e Transgenitalização: Autonomia, Responsabilidade e Estigmatização; Bioética Ambiental e Sociobiodiversidade; Bioética, Saúde Global e Cooperação Internacional; Cobertura da Assistência à Saúde:
Como Compatibilizar Autonomia e Responsabilidade por parte dos Profissionais?; Bioética, Cuidados Paliativos e Finitude da Vida Humana.
Além disso, haverá os –já tradicionais– cursos pré-congresso, focalizando, entre outros temas, especificidades nas Pesquisas Envolvendo Seres Humanos nas Ciências Humanas e Sociais; Biodireito e Judicialização; Bioética e Saúde Pública; e Autonomia Decisões em Fim da Vida: Conflitos e deveres, entre outros.
Também constam da programação comunicações orais e apresentação de pôsteres, versando, de maneira implícita ou explícita sobre o tema Liberdades e Responsabilidades, além do lançamento de livros.
Conselheiros e participantes da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética do Cremesp também prestigiarão o evento (inclusive, lançando livros voltados a tal universo), bem como, o IV Congresso Brasileiro de Bioética Clínica.
Congresso Brasileiro de Bioética Clínica
Como nos anos anteriores, XII Congresso Brasileiro de Bioética abriga também o Congresso Brasileiro de Bioética Clínica. O professor Rui Nunes, da Cátedra de Bioética da Universidade do Porto, Portugal, proferirá a conferência Diretivas Antecipadas de Vontade, coordenada por Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do CFM.
Na sequência, haverá mesas-redondas relativas à Violência Contra Crianças e Adolescentes; Arboviroses, Microcefalia e Aborto. Desafio à Compatibilização dos Preceitos de Autonomia e Responsabilidade; Bioética, Envelhecimento e Autonomia da Pessoa Idosa; Suicídio, Situação Atual no Brasil; e Violência Obstétrica,
Autonomia e Responsabilidade na Gestão dos Corpos das Mulheres
Veja tudo sobre o Congresso acessando http://www.cbbioetica.com.br
Informações: veja o Boletim informativo da Sociedade Brasileia de Bioética
19-10-2022
19-10-2022
21-02-2020
27-01-2020
23-11-2019
22-10-2019
09-10-2019
Esta página teve 76 acessos.