Os alunos de Medicina contemplados pelo Programa de Bolsas em Ética Médica trouxeram ao Cremesp os dados intermediários dos projetos contemplados em 2017. As apresentações aconteceram na plenária da Sede (Rua Luiz Coelho) nas manhãs dos dias quatro e 11 de agosto, e contaram com a presença de colegas, orientadores, e o responsável pela iniciativa, o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp.
Demonstrando o interesse e a valorização em relação à bolsa recebida do Conselho, 100% dos estudantes estiveram presentes a esta etapa do programa. Cada qual teve cerca de quinze minutos para elencar os novos passos de seus projetos (veja todos os trabalhos), com temas variados e interessantes, incluindo a Comparação da Satisfação Materna entre Parto Vaginal e Cesárea; Cuidado de Pacientes Diagnosticados com Pedofilia; a Ética no Controle da Dor; e a Proteção a Saúde Mental aos Estudantes de Medicina.
Foco nos próprios estudantes
Com o passar dos anos verificou-se maior atenção dos bolsistas em relação ao próprio universo: a Universidade e os futuros médicos. “É bem significativo, já que demonstra a preocupação em se aprimorar no campo da Ética e Bioética em uma época em que eles – os estudantes – vêm sendo alvo de críticas em vários âmbitos, em relação à má formação e despreparo”, salienta o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp.
A conclusão dos trabalhos será trazida ao Cremesp entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Como aconteceu nos últimos anos, os três melhores serão apresentados também à Plenária da Casa.
Neste ano, estiveram entre os que receberam bolsas alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Universidade Estadual de Campinas (FMC/UNICAMP); e Faculdade De Medicina de Botucatu (UNESP).
19-10-2022
19-10-2022
21-02-2020
27-01-2020
23-11-2019
22-10-2019
09-10-2019
Esta página teve 130 acessos.