Desde o ano passado, médicos residentes das universidades paulistas estão tendo a oportunidade de aprofundar seus estudos em Ética e Bioética, por conta de bolsas de pesquisa na área, oferecidas pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). Programa em pleno vapor, a grande maioria dos contemplados 2016/2017 submeteram a Casa seus achados parciais, em reuniões nas tardes de quatro e 11 de agosto, na sede da Rua Luiz Coelho.
De forma direta e objetiva, 18, dos vinte contemplados ao programa apresentaram-se aos colegas, alguns orientadores e, banca examinadora do programa – apenas dois contemplados justificaram ausência por motivos de força maior. Entre os temas estudados (veja todos) figuram O Caminho da Bioética Num Hospital Universitário – Implicações para o Ensino de Bioética; Conhecimento dos Pacientes sobre Final de Vida; Autonomia e Sensação de Coerção no Tratamento de Paciente com transtornos mentais; e Aconselhamento Genético na Era da Genômica.
Conflitos
Segundo o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e deste projeto, “em sua rotina profissional, o residente vive os conflitos da prática médica e o Cremesp decidiu investigar quais deles poderiam gerar projetos de pesquisa”.
O programa com residentes foi inspirado “em uma experiência exitosa com estudantes de medicina, que já acontece há vários anos no Cremesp”, admitiu, durante as apresentações iniciais, Bráulio Luna Filho, outro idealizador da iniciativa.
Entre os contemplados desta edição estão médicos que realizam residência no Hospital das Clínicas de São Paulo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP); Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Hospital Sírio-Libanês; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) e Hospital Municipal do Campo Limpo – Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha.
19-10-2022
19-10-2022
21-02-2020
27-01-2020
23-11-2019
22-10-2019
09-10-2019
Esta página teve 100 acessos.