14 de Setembro de 2015
CEM EM FOCO
Em outubro CEMs completam primeiro ano de mandato

Esforços
Nem sempre é fácil aos membros de CEM atuar na efetiva mudança de postura de instituições refratárias a algumas normas de origem ética e bioéticas, transformando mentalidades. Quem nunca sofreu pressões internas de colegas e superiores hierárquicos destinadas a retardar ou a impedir que queixas e sindicâncias vão à frente? E quem trabalha em instituições que não se atém ao espírito da das resoluções 83/88, do Cremesp e 1.657/02do CFM, quanto à autonomia das CEM em relação aos hospitais e clínicas que as abrigam?

Por isso, sempre é bom lembrar: além dos Conselheiros da Casa, Delegados e Centro de Bioética, a seção de Registros de Empresas é outra instancia do Conselho que incentiva o trabalho das CEM, orientando sobre questões operacionais e burocráticas relativas às eleições, impedimentos e registros das Comissões. Ao que parece, os esforços conjuntos estão valendo a pena: até o fechamento desta edição, 952 CEMs já tinham regularizada sua situação perante o Conselho – 311 na Capital e 641, no Interior – em um universo aproximado de 1.100 comissões no Estado de São Paulo.

Vamos em frente, tornando o universo das CEMs cada dia mais homogêneo e proativo, para que assumam o “diagnóstico” de situações de risco e demonstrem-se abertas a discutir soluções viáveis junto a médicos e demais profissionais de saúde e administradores. 



Página inicial do boletim

Expediente


Equipe técnica

Coordenador - Reinaldo Ayer de Oliveira
Jornalista - Concília Ortona
Apoio técnico - Seção de Registro de Empresas

Equipe administrativa

Supervisora - Laura Abreu
Analista - Cristina Calabrese
Estagiários - Daiane Santos da Cruz
Katiuscia Paiva

Conselho Consultivo

Reinaldo Ayer de Oliveira
Antonio Pereira Filho
Carlos Alberto H. de Campos
Nivio Lemos Moreira Junior
Lisbeth Fonseca Ferrari Duch
Carlos Alberto Pessoa Rosa
Max Grinberg
Janice Caron Nazareth
Flávio César de Sá
Maria Cristina K. Braga Massarollo
Nadir Eunice Valverde Barbato de Prates
Antonio Cantero Gimenes
Regina Ribeiro Parizi Carvalho
Aluisio Marçal de Barros Serodio
Osvaldo Pires Simonelli


Fale Conosco Acesse nosso site