6 de Outubro de 2014
CEM EM FOCO
A Bioética e a Cassação do Exercício Profissional do Médico

Cassação

A decisão de cassação da licença do exercício profissional é uma ações mais importantes e difíceis dos Conselhos Médicos, pois ocorre em um cenário rico e carregado de aspectos emocionais envolvendo as partes e o corpo de conselheiros.

À luz da Bioética, a reflexão e a discussão da cassação do exercício profissional podem ser feitas de maneira puramente teórica, com base em conjecturas, opiniões e impressões.

Não se pode negar a importância dessas avaliações, mas o ideal é elaborar a discussão e reflexão Bioética sobre dados objetivos, como nos propusemos a fazer no estudo Análise bioética dos processos de cassação do exercício profissional médico no Estado de São Paulo**.

A análise dos resultados de nosso estudo, que abrangeu o período entre janeiro de 1988 a dezembro de 2004, demonstra, entre outros pontos, que a maior freqüência de denúncias (33,3%) teve origem através da ação ex-officio do Conselho, sobrevindas de casos divulgados pela mídia. Quanto ao local dos fatos, observou-se que 75,5% ocorreram em instituições privadas, enquanto somente 6,6% ocorreram em hospital público. É possível que a maior fiscalização no espaço público cause inibição para a prática de infrações graves, como em geral são aquelas que levam à cassação do exercício profissional.

Tal análise também aponta no sentido dos Conselhos (Federal e Regional de Medicina) atuarem de forma independente, buscando sempre a justiça, um dos referenciais básicos da Bioética, sem deixar de ter presente a importante responsabilidade de proteger a vulnerabilidade natural da sociedade, e em particular, a do paciente, sempre levando em consideração e respeitando os referenciais bioéticos.

Em conclusão, os dados obtidos e conclusões atingidas evidenciam a relevância da reflexão bioética, ressaltando-se o envolvimento desses referenciais (não-maleficência, beneficência, autonomia, justiça, competência, prudência, vulnerabilidade, solidariedade), quando do julgamento e avaliação do processo de cassação do exercício profissional médico.

Há que se cuidar da formação bioética do médico, através da reflexão e discussão em todo o seu processo de formação e aperfeiçoamento, porém, devemos difundir (e praticar) a Bioética em todos os segmentos da sociedade, objetivando sempre a dignidade do ser humano.

* José Marques Filho é médico reumatologista, doutor em Bioética e Conselheiro do Cremesp nas gestões entre 1993 e 2013

** Texto baseado no artigo original Análise bioética dos processos de cassação do exercício profissional médico no Estado de São Paulo, de José Marques Filho e William Saad Hossne, publicado na Revista da Associação Médica Brasileira , Rev. Assoc. Med. Bras. vol.54 no.3. São Paulo, 2008

 



Página inicial do boletim

Expediente


Equipe técnica

Coordenador - Reinaldo Ayer de Oliveira
Jornalista - Concília Ortona
Apoio técnico - Seção de Registro de Empresas

Equipe administrativa

Supervisora - Laura Abreu
Analista - Cristina Calabrese
Estagiários - Daiane Santos da Cruz
Katiuscia Paiva

Conselho Consultivo

Reinaldo Ayer de Oliveira
Antonio Pereira Filho
Carlos Alberto H. de Campos
Nivio Lemos Moreira Junior
Lisbeth Fonseca Ferrari Duch
Carlos Alberto Pessoa Rosa
Max Grinberg
Janice Caron Nazareth
Flávio César de Sá
Maria Cristina K. Braga Massarollo
Nadir Eunice Valverde Barbato de Prates
Antonio Cantero Gimenes
Regina Ribeiro Parizi Carvalho
Aluisio Marçal de Barros Serodio
Osvaldo Pires Simonelli


Fale Conosco Acesse nosso site