20 de Outubro de 2017
CEM EM FOCO
Moral, eticidade e ética: diferenças

Já a ética, sob tal ponto de vista, é algo que emerge das emoções e da razão de cada um, tendo-se como pressuposto a autonomia na escolha, no percurso que une “o coração à razão”. 

A moral é encarada como um conjunto de direitos e de deveres impostos durante a estruturação da personalidade – quando, aparentemente, a pessoa não tem condições de opção e, portanto, de autonomia. Valendo-se da teoria psicanalítica, Segre e Cohen veem a moral como superegóica, trazendo em seu bojo a marca da proibição, e do consequente castigo. 

Neste sentido, para eles, a ética passa pelo respeito ao ser humano: quanto mais desenvolvido for o “sentir ético” dos membros de uma sociedade, menos ela necessitará de uma codificação repressiva, e, portanto, moralista.

Por outro lado, não é a punição normalmente prevista para os infratores desses códigos que modificará o indivíduo e o transformará em um ser ético: provavelmente ele não voltará a infringir o código por temor. 

“Se a quisermos autônoma”, a ética não pode ser religiosa ou moralista, dizem os autores. Igualmente, a Ciência é muitas vezes usada para justificar um posicionamento moralista, atribuindo-lhe um valor inquestionável. 

Não nascemos éticos 
De acordo com tal ponto de vista, a pessoa não nasce ética: sua estruturação ética vai correndo juntamente com o seu desenvolvimento. Colocando-se de outra maneira, a humanização traz a ética em seu interior. 

Assim, a ética se fundamenta em três pré-requisitos: 1) percepção dos conflitos (consciência); 2) autonomia (condição de posicionar-se entre a emoção e a razão, sendo que essa escolha de posição é ativa e autônoma); e 3) coerência. 
Mesmo pretendendo pluralizar ao máximo o conceito de ética, distinguindo-o do de moral, não há como estabelecê-lo sem amarrá-lo a alguns valores preestabelecidos. Ou seja, tal conceito de ética está vinculado a: 1) percepção dos conflitos; 2) autonomia; e 3) coerência. 

Para terminar, no pensamento de Segre e Cohen, o que mais se aproxima de um "Código de Ética" é a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Entendemos que um indivíduo se tornará ético quando puder compreender e interpretar o código de ética, além de atuar de acordo com os princípios por ele propostas. 

Baseado no artigo: Breve Discurso sobre Valores, Moral, Eticidade e Ética, de Marco Segre, professor assistente doutor, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho (FMUSP), São Paulo - SP; e Claudio Cohen Professor Titular, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo – SP. 

 



Página inicial do boletim

Expediente


Equipe técnica

Coordenador - Reinaldo Ayer de Oliveira
Jornalista - Concília Ortona
Apoio técnico - Seção de Registro de Empresas

Equipe administrativa

Supervisora - Laura Abreu
Analista - Cristina Calabrese
Estagiários - Daiane Santos da Cruz
Katiuscia Paiva

Conselho Consultivo

Reinaldo Ayer de Oliveira
Antonio Pereira Filho
Carlos Alberto H. de Campos
Nivio Lemos Moreira Junior
Lisbeth Fonseca Ferrari Duch
Carlos Alberto Pessoa Rosa
Max Grinberg
Janice Caron Nazareth
Flávio César de Sá
Maria Cristina K. Braga Massarollo
Nadir Eunice Valverde Barbato de Prates
Antonio Cantero Gimenes
Regina Ribeiro Parizi Carvalho
Aluisio Marçal de Barros Serodio
Osvaldo Pires Simonelli


Fale Conosco Acesse nosso site