25 de Agosto de 2017
CEM EM FOCO
Reflexões sobre o acobertamento entre colegas*

No decorrer de mais de cinquenta anos – embora insistindo sobre a importância da solidariedade entre os membros da profissão –, a visão sobre o assunto tem mudado. Em seu Art. 8°, o Código de Ética Médica de 1953 lembra que mesmo solidariedade tem limites, quando traz: “o espírito de solidariedade não pode induzir o médico a ser conivente com o erro, ou deixar de combater os atos que infringem os postulados éticos ou disposições legais que regem o exercício profissional”.

O Código atual, em seu Art. 50 (capítulo VII, Relação entre Médicos), não poderia ser mais direto sobre o assunto: literalmente veda ao médico “acobertar erro ou conduta antiética” de colega.

Em nossa opinião, omitir-se perante situações de equívoco ou erro é algo capaz de gerar uma sequência de prejudicados, que se inicia pelo próprio paciente: ele tem o direito de saber que foi submetido a um dano ou risco por atos não peritos, imprudentes, negligentes, antiéticos, ou mesmo, aqueles erros considerados “humanos”.

A própria profissão médica e, até mesmo, o exercício da Medicina, correm riscos devidos à prática de acobertamento, já que esta gera clima de insegurança entre colegas e em relação à equipe multidisciplinar que os cerca: cria-se uma espécie de “telhado de vidro” entre eles, estimulando a desconfiança geral, em especial, quando os ‘erros’ acobertados vêm à tona.

 

Texto retirado do livro Bioética Clínica* – Reflexões e Discussões sobre casos selecionados. Centro de Bioética do Cremesp

Rosany Pimenta da Silva**, Urologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Foi presidente da Comissão de Ética do Hospital do Servidor Público Municipal.

 


Página inicial do boletim

Expediente


Equipe técnica

Coordenador - Reinaldo Ayer de Oliveira
Jornalista - Concília Ortona
Apoio técnico - Seção de Registro de Empresas

Equipe administrativa

Supervisora - Laura Abreu
Analista - Cristina Calabrese
Estagiários - Daiane Santos da Cruz
Katiuscia Paiva

Conselho Consultivo

Reinaldo Ayer de Oliveira
Antonio Pereira Filho
Carlos Alberto H. de Campos
Nivio Lemos Moreira Junior
Lisbeth Fonseca Ferrari Duch
Carlos Alberto Pessoa Rosa
Max Grinberg
Janice Caron Nazareth
Flávio César de Sá
Maria Cristina K. Braga Massarollo
Nadir Eunice Valverde Barbato de Prates
Antonio Cantero Gimenes
Regina Ribeiro Parizi Carvalho
Aluisio Marçal de Barros Serodio
Osvaldo Pires Simonelli


Fale Conosco Acesse nosso site