25-03-2019

Acesso aberto

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) acaba de lançar sua política para acesso aberto a publicações científicas. 

Conforme a nova política, autores de artigos resultantes de projetos e bolsas financiados pela Fundação deverão permitir o arquivamento de uma cópia do trabalho em repositório público. Na prática, isso significa que o acesso pela internet será aberto a todos os interessados. 

Assim que o artigo for aprovado para a publicação (ou em prazos compatíveis às restrições de cada revista), o depósito de uma cópia deverá ser realizado. 

SciELO 

Caso o texto seja publicado por uma das 293 revistas do Scientific Electronic Library Online (SciELO), não haverá necessidade de depositar em repositórios públicos, pois esses periódicos garantem a divulgação instantânea do conteúdo na web.

A política da Fapesp estabelece que os autores tenham liberdade para usar qualquer opção, desde que se possa depositar a cópia da versão final do artigo em um repositório. As normas adotadas por editoras ou sociedades científicas em relação ao acesso aberto de artigos de suas publicações podem ser consultadas nos respectivos sites.

Fonte: Agência Fapesp 


Esta página teve 76 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 8h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h