28-10-2018

Siamesas separadas

Maria Ysabelle e Maria Ysadora, do município de Patacas, distrito de Aquiraz, Ceará, foram separadas por equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, depois de uma (complexa) cirurgia que durou cerca de 20 horas. Este foi o último procedimento de uma série cinco, envolvendo cerca de 40 profissionais, entre neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, anestesiologistas, intensivistas, pediatras, enfermeiros, médicos residentes e tecnólogos.

Por volta de 21 horas de 28 de outubro, a equipe comandada em parceria pelo neurocirurgião norte-americano James Goodrich, do Montefiori Medical Center, de Nova York (um dos maiores especialistas no assunto) e pelo professor Hélio Rubens Machado, do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP- USP, pôde finalmente comemorar.

“Está separado! Estão separadas!”, avisaram os neurocirurgiões pediátricos Ricardo de Oliveira e Marcelo Volpon, que trabalharam intensamente durante horas, para desvincular as estruturas neurológicas dos cérebros das duas meninas. Rápida comemoração, as crianças foram colocadas cada qual em uma mesa cirúrgica, para reconstrução dos crânios.

Em nota, o HC informou que o procedimento “transcorreu conforme o planejamento” e que Maria Ysabelle e Maria Ysadora respondem bem ao procedimento e estão na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Com muita alegria recebemos a notícia de que nossas pequenas Maria Ysadora e Maria Ysabelle estão separadas”, comemorou Diego Farias, pai das gêmeas, em suas redes sociais. Desde o início do ano, ele e a família moram no campus da USP Ribeirão.

 

Várias operações

Todas com alto nível de complexidade, as cirurgias foram realizadas em fevereiro, maio, duas em agosto, e outubro.

Até os procedimentos, as crianças – dentro da especificidade – apresentavam “desenvolvimento normal, aprendendo a falar e a brincarem juntas”. Permanecerão, agora, por tempo indeterminado no hospital.

Fontes: Folha de S. Paulo e Globo.com


Esta página teve 890 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h