24-09-2018

Assediadores on line

Dois entraves devem ser enfrentados na Grã-Bretanha se você busca no universo on line doadores de gametas masculinos para gerar seu sonhado bebê, em “produção independente”. O primeiro corresponde às regras (muito) rígidas impostas pelo National Health Service (NHS) local para as fertilizações in vitro gratuitas. A segunda, os preços impeditivos aplicados pelas clínicas privadas.

Para superar tais dificuldades, uma significativa parcela de britânicas tem recorrido a sites irregulares na internet, no intuito de achar doadores de esperma. Se esse for o caminho, é bom se preparar para dissabores, como foi mostrado no programa Inside Out, veiculado na rede BBC de Londres. Uma das candidatas à mãe, por exemplo, desabafou que “houve alguns idiotas com quem eu queria não ter interagido. Eles te assediam ou começam a mandar imagens que você realmente não quer ver”.

Um “candidato” a doador, explica a moça, “além de ser casado, já havia passado por vasectomia” – ou seja, seria incapaz de doar pelos métodos tradicionais.

O casal homoafetivo Kristi e Danielle também se decepcionou, contando que assediadores fazem o que for necessário para convencê-las a praticar sexo desprotegido para gerar um filho.  Entre as estratégias está a de trazer dúvidas quanto às inseminações artificiais, encaminhando vídeos de abortos, como suposto desfecho das técnicas.

Apesar de não serem proibidas na Inglaterra a menos que sejam cobradas, doações não reguladas de sêmen acarretam em risco, por não serem avaliadas para doenças sexualmente transmissíveis. Para médica britânica Larisa Corda, especialista em fertilização, mulheres que apelam atais sites “ficam em posição extremamente vulnerável, do ponto de vista de saúde e do potencial risco de abuso”.

Fonte: BBC Brasil


Esta página teve 850 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h