17-08-2018

Transplantes. Desnecessários?

Um potencial tratamento para insuficiência hepática súbita poderia reduzir a necessidade de transplantes, afirmam cientistas da Universidade de Edimburgo, Reino Unido.

O estudo está em fase inicial, sendo que os primeiros resultados foram publicados na revista Science Translational Medicine. Segundo a equipe, baseia-se na “incrível capacidade natural” de reconstituição natural do órgão, que pode ser perdida mediante algumas situações, como overdose de drogas.

O medicamento que está sendo testado, então, constitui-se em uma droga contra o câncer que restaura tal possibilidade regenerativa.

Senescência
O grupo de Edimburgo deu o start na pesquisa observando quais são os motivos de alguns fígados perderem a capacidade de se regenerar.

Descobriu que ferimentos graves no fígado podem desencadear um processo chamado senescência, que acontece quando as células se danificam e se tornam insuficientes para a reparação do órgão. 

De acordo com Thomas Bird, um dos pesquisadores, “a beleza disso é que, clinicamente, mesmo se você tiver ferimentos graves, se o fígado for regenerado, terá uma vida normal”.

Fonte: BBC Brasil


Esta página teve 696 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h