04-07-2018

Acima do normal

A polícia britânica prendeu, no dia três de julho, uma enfermeira de 28 anos suspeita de envolvimento na morte de oito bebês (e na tentativa de homicídio de mais seis), no hospital Countess of Chester, na Inglaterra.

Identificada como Lucy Letby, a mulher teria começado a trabalhar naquela unidade hospitalar ainda como estagiária, até se graduar em 2011, como enfermeira infantil na Universidade de Chester.

Conforme consta, sua função envolvia “cuidar de uma variada gama de bebês que requerem diferentes níveis de cuidado".

Por conta da repercussão, o hospital suspendeu atendimentos a bebês nascidos com menos de 32 semanas.  O diretor médico da instituição, Ian Harvey, disse que pedir à polícia que investigasse as mortes não foi uma decisão fácil, mas que precisou ser tomada para que pudessem entender o que havia acontecido.

A prisão, cujos detalhes não foram revelados, ocorre cerca de um ano após o início da investigação e cerca de dois anos depois de os altos índices de mortalidade no hospital terem começado a levantar suspeitas. As mortes enlutaram famílias da região de Cheshire e do norte do País de Gales.

Além da detenção, a polícia cumpriu mandato de busca e apreensão na casa da profissional, localizada a cerca de um quilômetro do hospital.  

Complexa
Paul Hughes, detetive que trabalha no caso, disse que a investigação é altamente complexa e muito sensível, e que os policiais estão fazendo “o possível para tentar estabelecer em detalhes o que levou a essas mortes”. Segundo ele, “os pais dos bebês estão sendo completamente atualizados da situação e recebendo apoio”.

A polícia averiguou as mortes de 17 recém-nascidos na unidade neonatal, entre março de 2015 e julho de 2016. Também estão sendo revistos 15 "colapsos não-fatais" – situações em que a saúde da criança piora gravemente, mas ela sobrevive.

Se for condenada pelos oito assassinatos, ela se tornará a maior assassina de crianças no Reino Unido.

Fonte: BBC Brasil


Esta página teve 845 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h