04-03-2016

Vacina contra Zika

Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças infecciosas, dos EUA (sigla em inglês NIAID, pertencente ao Instituto Nacional de Saúde, NIH), afirmou à rede britânica BBC que “espera começar a testar uma vacina de DNA em setembro” de 2016.

A substância a ser testada utiliza informação genética sintetizada a partir do vírus, em vez de usar o vírus vivo, para provocar uma resposta imunológica no corpo humano.

Fato conhecido, o desenvolvimento de novas vacinas pode levar décadas, mas os cientistas que atuam em laboratórios do NIAID– instituto voltado a prevenir, diagnosticar e tratar doenças infecciosas, incluindo o HIV/SIDA e outras, como asma e alergias – acreditam que podem agilizar o processo, já que promovem outra pesquisa contra o vírus do Nilo Ocidental, espalhado, da mesma forma, pelo mosquito Aedes Aegypti.

Surto no Pacífico
Sobre o mesmo tema:estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que a cepa do vírus da Zika que circula no Brasil é quase idêntica à que causou surto na Polinésia Francesa, em 2013.

Os primeiros resultados foram anunciados pela Fiocruz em novembro de 2015, mas só agora a participação da Fundação foi descrita, com detalhes, em artigo científico publicado na revista Lancet.

O estudo foi realizado a partir de líquido amniótico de duas grávidas que tiveram sintomas de Zika, cujos bebês nasceram com microcefalia. Outros possíveis causadores da má-formação –como toxoplasmose, HIV, sífilis, sarampo, rubéola, citomegalovírus e herpes simplex­– foram descartados.

Outra pesquisa, também publicada na Lancet foi considerada a que até agora melhor relacionou a infecção pelo vírus da Zika à síndrome de Guillain-Barré – doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca, por engano, parte do sistema nervoso, provocando fraqueza muscular.

Para o estudo foram recrutados 42 pacientes com síndrome de Guillain-Barré. Todos tinham anticorpos reagentes ao vírus da Zika, o que corresponde a um bom indício de que tenham sido infectados.

Fontes: site da rede BBC (04-03-2016) e Folha de S. Paulo (dias 01-03-2016 e 17-02-2016)


Esta página teve 1475 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h