Primeira apresentação dos estudantes aos colegas e ao Cremesp

Os alunos contemplados em 2019 pelo Programa de Bolsas de Ética Médica e Bioética trouxeram ao Cremesp os temas que nortearão suas pesquisas ao longo do período de elaboração dos projetos. As apresentações aconteceram no dia 20 de maio, na sede do Cremesp, e contaram ainda com a presença de professores, orientadores e familiares.

Com trabalhos que representam o universo dos próprios alunos, entre os principais temas abordados está a relação médico-paciente em meio às novas tecnologias: Kelvin Yokota, por exemplo, tem entre os focos a regulamentação da telemedicina e o uso do whatsapp em meio a estudantes e residentes – ferramenta que também é alvo da aluna Carolina Campos dos Santos, mas, desta vez, na  comunicação com os atendidos. Já a percepção de médicos e pacientes quanto à busca de informações sobre sintomas e doenças e a internet – o “Dr. Google” – está sendo estudada pelo bolsista Ricardo Moyses de Arruda.

Além desses, na ocasião foram trazidos outros pontos importantes sobre a contribuição da visita domiciliária à formação do estudante de Medicina; implicações éticas e jurídicas do atestado médico; autonomia na escolha da via de parto; hiperutilizadores de baixo risco em serviços de urgência e emergência; e ética médica na obstetrícia.

Compondo a mesa mediadora estavam Lucio Tadeu Figueiredo, 2º tesoureiro do Cremesp; Max Grinberg, professor de Bioética; e Flávio José Dantas de Oliveira, médico avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e delegado do Conselho.  

Entre os contemplados do Programa de Bolsas de 2019 estão alunos da Faculdade de Medicina da USP, Faculdade Santa Marcelina, Universidade Federal de São Paulo, Pontifícia Universidade de Campinas, Centro Universitário das Américas e Faculdade São Leopoldo Mandic. 

Confira aqui a lista de alunos contemplados em 2019.


Esta página teve 366 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h