Contemplados concluem trabalhos em 2018

Parte da turma de residentes médicos contemplados na versão inicial do Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética trouxeram, no dia 29 de junho, os resultados finais de seus trabalhos ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Tal etapa contou com os nove bolsistas médicos que finalizaram seus trabalhos em 2018.

Além de colegas e orientadores, o encontro contou com as presenças de Bráulio Luna Filho, diretor 1° Secretário, e Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética, idealizadores desta empreitada de sucesso do Cremesp, inspirada no – pioneiro – programa de Bolsas em Bioética e Ética Médica, realizada pela Casa desde 2001.

Os temas apresentados nesta ocasião foram variados e instigantes: entre eles estiveram assédio moral na formação médica; internação psiquiátrica involuntária; impacto familiar frente ao diagnóstico de demência; e mudanças na relação médico-paciente a partir de atendidos que buscam informações pela internet.

Em comum, vários temas de pesquisa enfatizaram dificuldades de comunicação na relação médico-paciente, ao que Bráulio Luna Filho lembrou: “falhas neste âmbito correspondem à principal causa de processo contra profissionais nos EUA”.

Reinaldo Ayer e Bráulio Luna, coordenadores da iniciativa no Cremesp, presenciam apresentações

Testes genéticos

Novos dilemas na prática médica, como o manejo de pacientes transexuais e a aplicabilidade de testes genéticos para identificar possibilidade futuras de câncer também foram foco de pesquisa dos jovens médicos, o que justifica a iniciativa, na visão de seu coordenador Reinaldo Ayer.  “O residente vive conflitos na prática médica, e o Conselho decidiu investigar quais deles poderiam gerar projetos de pesquisa”.

A apresentação final da turma contou com Matheus Ghossain Barbosa e Ana Bresser Pereira Tokeshi, da Unifesp; Patricia Puccetti Pires e Pedro Mendonça Ferreira, Hospital das Clínicas – FMUSP; Maria Alice Freitas Costa e Márcio dos Santos Meira, A.C. Camargo Câncer Center; José Carlos Morais de Oliveira, Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha; Roberto Mundim Porto Filho, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; e Lays Aparecida Evangelista, Faculdade de Medicina de Marília – FANEMA.

 

Veja detalhes sobre os projetos contemplados nesta edição

Confira ainda os trabalhos de residentes contemplados em 2018

Texto – Concília Ortona, jornalista do Centro de Bioética do Cremesp

Fotos – Osmar Bustos

 


Esta página teve 78 acessos.

(11) 5908-5647
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 5908-5600 das 8h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h