Bolsista e grupo do Centro de Bioética se apresentam em conferência da UNESCO, em Israel

Importante evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) contará com a participação do Cremesp: trata-se da 13th World Conference on Bioethics, Medical Ethics & Health Law, marcada entre os dias 27 e 29 de novembro, em Jerusalem, Israel, e que terá entre os conferencistas aluna contemplada pelo Programa de Bolsas, além de grupo dedicado ao Ensino Médio – ambas iniciativas do Centro de Bioética da Casa.

Entre os trabalhos escolhidos pela organização científica do evento figura o pôster Profissionais de Saúde: um ponto de vista sobre a morte e a distanásia, que se baseia no projeto de pesquisa homônimo contemplado no ano de 2017 no Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética, que funciona no Centro de Bioética desde 2001. Sob autoria da aluna Júlia Messina Gonzaga Ferreira, da Universidade Estadual de Campinas, (UNICAMP) e orientação do professor Flávio César de Sá, buscou analisar a percepção dos profissionais diante do processo de morte e qual o seu preparo para a promoção de cuidados de fim de vida.

Na categoria apresentação oral, foi selecionado o trabalho Discutindo Bioética no ensino médio: uma experiência brasileira, no qual é apresentada a experiência inicial de parceria entre um grupo multidisciplinar de bioeticistas e uma escola pública localizada em região “socialmente vulnerável” em São Paulo. Conforme o autor principal, o educador Paulo Fraga da Silva, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, “encabeçado pelo Conselho Regional de Medicina, tal parceria busca introduzir discussões sobre bioética nas escolas secundárias, promovendo as competências morais e democráticas dos alunos”.

São coautores os demais integrantes do Grupo de Trabalho de Ensino Médio do Centro de Bioética: Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro e Maria Cristina Massarollo, ambos da Universidade de São Paulo (USP); Flávio César de Sá e Aluísio Marçal de Barros Seródio (UNICAMP); Patrícia Aparecida da Silva, Francis Bozolan Sunaga e Vânia Maria Lagos Guazzelli (Secretaria Estadual da Educação); e Marcelo Antônio da Silva (Instituto de Filosofia e Ciências Religiosas São Boa Ventura).

“Visão audaciosa”
Para Reinaldo Ayer de Oliveira, o fato de haver acontecido a escolha dos trabalhos a serem apresentados em um congresso internacional dessa magnitude engrandece todo o empenho do Centro de Bioética, representando “uma visão audaciosa deste Conselho ao desenvolver projetos duradouros e de longo alcance, como é o de Bolsas em Pesquisa a Estudantes, iniciado em 2001, e, mais recentemente, a iniciativa pioneira de se constituir um grupo de trabalho que estuda as relações entre a ética e o ensino médio”.

E completa: “a persistência valeu a pena”.

Um pouco sobre a Conferência
A 13ª World Conference on Bioethics, Medical Ethics & Health Law tem como principal organizadora a UNESCO, mas acontece sob os auspícios de outras entidades mundiais, como a World Medical Association (WMA); World Federation for Medical Education e International Federation of Medical Students’ Associations.

Entre os principais temas a serem abordados incluem-se Suicídio Assistido; Confidencialidade; Educação e Ética: Habilidades e Tecnologia; Ética e Imigração; e Comitês de Ética: Desafios e Metas.

Conforme o presidente da Conferência, Amnon Carmi, da Haifa University, Israel, cada unidade em Bioetica na UNESCO está comprometida com o avanço da educação ética em suas universidades e em torno de seus países e regiões – algo que deve refletir nos participantes do evento. “Se você tem o conhecimento e contato próximo com a Bioética, entende sua relevância e importância, já conta com as ferramentas, a sabedoria, e a coragem para motivar este processo”.

Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas no site oficial https://ethics-2018.isas.co.il/


Esta página teve 2878 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h