Cremesp lança importante acervo de consulta e discussão de temas candentes

A obra Reflexões Éticas em Medicina Intensiva, editada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) foi lançada no dia quatro de maio, na Sede da entidade, Rua Frei Caneca, 1282. Em 11 capítulos, são abordados conflitos que desafiam os médicos que atuam nessa área tão complexa dos hospitais – a UTI –, entre os quais, os critérios possíveis de escolha da última vaga entre pacientes críticos; e o nível de maturidade para a sobrevivência, em Medicina Perinatal.

Organizado por Renato Azevedo Júnior, conselheiro e ex-presidente do Cremesp, e Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, Reflexões Éticas em Medicina Intensiva conta com a participação de duas dezenas de autores que aceitaram a empreitada de abordar ainda assuntos presentes no dia a dia das terapias intensivas – e nem sempre percebidos – como a possibilidade de prestar cuidados paliativos neste ambiente; ética em pesquisa; transfusão de sangue em pacientes com restrições religiosas; e a eventual falta de entendimento entre a equipe multidisciplinar presente ao atendimento.

Disponíveis ainda na obra resoluções pareceres e atualizados.

Câmara Técnica
Formada em 2004 com a finalidade de emitir opiniões técnicas ao Cremesp, a Câmara Técnica de Medicina Intensiva (CTMI) foi a primeira dessa especialidade médica formada por um Conselho de Medicina no País.

Vêm da Câmara os autores de Reflexões Éticas e Medicina Intensiva, que foram auxiliados pelo Centro de Bioética da Casa e por renomados profissionais não pertencentes à CTMI.

Interessados em receber a obra devem entrar em contato com a Biblioteca do Cremesp, telefone (11) 4349-9982.


Esta página teve 1542 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h