Residentes médicos trazem ao Cremesp os primeiros resultados de seus projetos

Residentes médicos contemplados na versão inicial do Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética trouxeram os primeiros resultados de seus projetos aos coordenadores dessa iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Bráulio Luna Filho, diretor 1° Secretário da Casa, e Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética.

Contando com a imensa maioria dos bolsistas – dos 20 contemplados, 19 estiveram presentes – as apresentações aconteceram em 10 e 24 de março, no auditório da sede do Cremesp, a uma plateia composta ainda por colegas e alguns orientadores. Tal empenho mostra que o Conselho está na direção certa, no cumprimento do principal objetivo do programa: contribuir com a melhora do ensino de Medicina no Estado.

Os projetos tiveram temas variados, e incluíram o olhar, por meio da Bioética, à população transgênero; implicações éticas da aplicação dos testes genéticos de suscetibilidade ao câncer de mama; e avaliação da validade de construto do formulário POLST (Physician Orders For Life-Sustaining Treatmeant) para documentação de preferências de cuidados no fim da vida. Veja detalhes sobre os projetos contemplados para esta edição.

Dilemas

Os temas estudados em si dão a noção de o quanto o jovem médico está buscando estar preparado para enfrentar os dilemas éticos e bioéticos presentes na profissão escolhida. Conforme disse Reinaldo Ayer, no lançamento do programa, em meados de 2016, “o residente vive conflitos na prática médica, e o Conselho decidiu investigar quais deles poderiam gerar projetos de pesquisa”.

Trata-se de “algo importante” para a vida desses médicos em formação, “já que lidarão com pacientes cada vez mais conscientes de seus direitos”, completou Bráulio Luna Filho.  

Os residentes bolsistas atuam na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM); Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP); A. C. Camargo Câncer Center da Fundação Antônio Prudente;  Hospital Municipal do Campo Limpo - Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha; Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IASMPE);  Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC/FMRP-USP); Hospital Sírio-Libanês e Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu  (UNESP). 


Esta página teve 345 acessos.

(11) 5908-5647
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Sub-sede: Rua Domingos de Moraes, 1810 - Vila Mariana - São Paulo/SP - 04010-200

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 5908-5600 das 8h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h