Delegados do Cremesp são treinados para capacitar Comissões de Ética Médica

Um curso destinado a delegados metropolitanos e regionais do Cremesp, com o objetivo de fornecer treinamento específico para se tornarem instrutores de Comissões de Ética Médica (CEM), foi realizado pelo Centro de Bioética em 16 de dezembro, no auditório da subsede Vila Mariana da Casa.


Mesa de abertura: Arnaldo Guilherme, Reinaldo Ayer de Oliveira e Eduardo Luiz Bin

 

Contando com a presença de cerca de cinquenta delegados, o curso foi aberto pelo coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira – que trouxe informações referentes a grupo de trabalho criado especificamente para rever a capacitação das CEMs, a partir de um material didático recém-atualizado –, ladeado pelo conselheiro Eduardo Luiz Bin.

Dividido em duas partes, teórica e prática, o curso foi ministrado pelos delegados Cláudio Sarno, da regional de Osasco, que abordou O que são as CEM e o que o Cremesp espera delas; Arnaldo Guilherme, da metropolitana da Vila Mariana, cujo tema foi Direitos e deveres das CEM; e Angelo Vattimo, da metropolitana Sul, falando sobre a Sindicância.

Coordenaram a parte prática, composta por Discussão de Casos do Manual de Capacitação, os delegados Jefferson Delfino, da regional Sorocaba do Cremesp; Aluísio Alberici, regional Araraquara; e Fábio Sgarbosa, regional Bauru.

Os debates giraram em torno de casos como o de homem com traumatismo craniano encontrado na rua desacordado e sem documentos, que não recebe o tratamento adequado, pois o médico que o atendeu pensou tratar-se de “drogado ou etilista”; e outro, versando a respeito de pinça cirúrgica encontrada na cavidade abdominal de paciente. Dilema: trata-se de “erro médico” ou “acidente de trabalho?”.

Depois do treinamento, os presentes preencheram avaliação da capacitação, sendo que a maioria dos que responderam classificou a atividade como “Ótima”.

Ao comentarem sobre do que gostaram no curso, a preferência recaiu sobre as “discussões de situações polêmicas”. Algumas críticas direcionaram “ao tempo insuficiente” aos debates.

O evento contou com muito interesse dos delegados regionais e metropolitanos

 

Um pouco sobre as Comissões

As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Medicina.

Desde que disponibilizou o Curso as CEM, em 2002, o Cremesp quer enfatizar a vocação de apoio às suas legítimas representantes dentro das instituições de saúde, buscando orientar e uniformizar a atuação de uma instância marcada pela heterogeneidade.


Esta página teve 2480 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h