Bolsistas de Medicina apresentam dados preliminares em Ética e Bioética

Bolsistas de Medicina apresentam dados preliminares em Ética e Bioética

Por Centro de Bioética

Contemplados às bolsas de Pesquisa em Ética Médica e Bioética – estudantes, turma 2016 – apresentaram, nos dias 5 e 12 de agosto, dados preliminares de suas pesquisas, na nova sede do Conselho Regional de Medicina, à Rua Luis Coelho.

Considerado como um dos programas de maior alcance social da Casa por mais de uma década, os participantes tiveram como plateia a banca examinadora – encabeçada por Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e Gabriel Oselka –, além de seus colegas e orientadores, que colaboraram para o aprimoramento das pesquisas, com várias sugestões e questionamentos.

Nas duas oportunidades, alunos do 2° ao 5° ano de Medicina – “alvos” do projeto –, trouxeram a versão intermediária e desdobramentos dos seus estudos, já que contam com até o final de novembro suas conclusões finais. Neste ano, os temas foram variados e incluíram, por exemplo, a Violência contra a criança e o adolescente, discussão sobre aspectos clínicos e epidemiológicos; Utilização de aplicativos de comunicação instantânea na prática médica; e Percepção dos residentes de medicina acerca das diretivas antecipadas de vontade.

100%
Demonstrando o sucesso do programa, nesta etapa preliminar, a presença dos bolsistas/2016 aproximou-se de 100%.

Provêm de escolas médicas como Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto; Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas; Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP; Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID, entre outras.

Faziam parte dos critérios exigidos nos projetos, entre outros, originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; viabilidade de execução e adequação às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: William Romão (Centro de Bioética), dos alunos que se apresentaram em 05 de agosto*. 

Confira os trabalhos contemplados em 2016.

Mais informações neste site, área Bolsas de pesquisa para estudantes de Medicina. 


Esta página teve 2208 acessos.

(11) 4349-9983
cbio@cremesp.org.br
Twitter twitter.com/CBioetica

Rua Frei Caneca, 1282 - Consolação - São Paulo/SP - CEP: 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO - (11) 4349-9900 das 9h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE - das 9h às 18h